terça-feira, 30 de julho de 2013

Seriados japoneses que marcaram época: Changeman #6


 

                                              Changeman


Changeman_3
Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Chenjiman, no original japonês) é mais uma série de
changeman_grupo
tokusatsu, produzida pela Toei Company. Ela foi exibida de fevereiro de 1985 a janeiro de 1986 no Japão. Aqui no Brasil, o seriado era vendido em fita, somente em 1988 ele foi exibido em TV aberta. Os canais que transmitiram a série foram: Rede Manchete, Rede Record e TV Gazeta. Atualmente o seriado é exibido pela Ulbra TV, canal da região metropolitana de Porto Alegre. A série conta a história de cinco jovens que são treinados para defender o planeta na hora em que for necessário. Em um dia de treinamento, eles são cercados pelos Soldados Hiddler, imagem611mas nessa hora o próprio planeta libera uma força chamada de "Força Terrena”, que dá poderes aos nossos heróis.
A partir desse momento eles se tornam o "Esquadrão Relâmpago Changeman”. Cada um ganha o poder de um densetsu-ju (animal lendário), sendo eles: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix.
changerobo1
Com o comando do Sargento Ibuki e ajuda de outras pessoas, que desenvolveram as armas e o famoso Change-Robô, o Esquadrão Relâmpago Changeman inicia sua luta contra os alienígenas de Gôzma, que pretendem tomar nosso planeta, assim como eles fizeram com muitos outros. Os principais personagens são:
Hiryuu Tsuruji – Change Dragon powerranger1068Shou HayateChange GriphonO ANJO DO PLANETA MERILYouma OzoraChange Pegasusozora Sayaka NagisaChange MermaidsayakaMai TsubasaChange Phoenixmai
Os principais inimigos eram Rei Bazoo, Principe Ícaro, Comandante Giluke e Rainha Ahames.

Por onde anda o Fantástico Jaspion



Se você achava que passaria mais uma semana sem o nosso popular artigo, você QUASE acertou caro leitor. xD
Mas, apesar de todos os problemas ocorridos durante o ano, venho aqui trazer mais uma edição da nossa popular (e altamente plagiada :P) coluna “Por Onda Anda”. 
E se os dois últimos artigos haviam sido sobre os Changeman, nada mais justo este ser dedicado ao Fantástico Jaspion \o/.

Antes de começar o texto, já quero deixar claro uma coisa.
Nós do NA~ não nos importamos de ver nossos textos sendo utilizados em outros blogs…desde que haja uma referência ao texto original e ao autor do texto.
Copiar um texto, sem dar as devidas referências, é PLÁGIO.
E isto, é CRIME caso não saibam.
Portanto, se for usar nossos textos, use o bom senso e reconheça os méritos de quem perdeu horas de pesquisa para a construção da matéria. É extremante decepcionante você encontrar Sites/Blogs que utilizam coisas suas sem ao menos te citar como o criador daquilo.
Bem galera, desculpe o desabafo, mas isso era necessário.
Bem, vamos ao artigo ;)

Junichi Haruta (MacGaren)

Para interpretar MacGaren, o arqui-rival de Jaspion, o experiente Junichi Haruta foi o escolhido para a função.
Exercendo a função de dublê desde os 16 anos quando entrou para o JAC (Japan Action Club), Junichi começou a carreira sendo dublê do primeiro Kamen Rider. Sua estréia como ator aconteceu no Super Sentai  Google Goggle V, onde interpretou Kanpei Kuroda, o Goggle Black.
Goggle V inclusive foi um dos 4 esquadrões de Super Sentais a passarem no Brasil.

Que fim Levou ?

Consagrado ao termino de seu trabalho em Jaspion, Haruta enfim viu sua carreira como ator engrenar. 
Nos seguintes, o ator viria a fazer participações especiais em diversas séries do gênero, como Metalder (1988), Cybercops (1988), Jiraya (1988), Solbrain (1991), Jetman (1991).
Depois de Jetman, Junichi só viria a atuar em Tokusastus 13 anos depois, em Kamen Rider Blade. Quatro anos depois, outra participação, dessa vez no Sentai Engine Sentai Go-onger.
Alias, a participação do ator em Solbrain vocês podem dar uma conferida logo abaixo:
Fora os seriados de heróis, Haruta tem estado em constante atividade no ramo dos doramas, que são equivalentes as novelas e minisséries de nosso Brasil Varonil. Em um desses trabalhos, ele chegou a trabalhar com Fukumi Kuroda, conhecida por nós Brazucas por fazer a Rainha Ahames em Changeman. A produção em questão chama-se Okashina Keiji (Estranho Policial).
E para fechar, em 2001 o ator concedeu uma entrevista a Revista Henshin. O papo com Haruta foi lançado edição nº 31 da publicação.
Caso você não tenha adquirido a revista, você pode conferir a entrevista completa clicando aqui.

Hikaru Kurosaki (Jaspion)

O Maior herói Japa de todos (todos, TODOS) os tempos foi interpretado pelo ator Hikaru Kurosaki (nome artístico de Seiki Kurosaki).
Assim como Junichi Haruta, Kurosaki Ichigo começou sua carreira como dublê da JAC, fazendo trabalhos em seriados que incluem  Battle Fever J, Denjiman … e até mesmo o seriado japa do Homem Aranha O__O
Uma coisa que pouca gente sabe é que antes de participar de Jaspion, Hiraku Kurosaki já chegou a seguir a carreira de cantor…tendo inclusive lançando álbum  O__O²

Lançado em 1984 (um ano antes do seriado) pelo selo CBS Sony, o álbum foi batizado como Legendary Hero.

Que fim Levou ?

Ao contrário do que muitos podem pensar, a carreira do protagonista de Jaspion não foi tão duradora quanto a de seu rival MacGaren.
Kurosaki deixou o Showbiss Nipônico em 1994, se dedicando desde então ao trabalho de instrutor e guia de mergulho submarino, na ilha de Okinawa.
Do período pós-Jaspion até sua aposentadoria, o ator atuou em filmes como Setouchi Shonen Yakyudan(1987), Down Town Heroes (1988), Heroes Beautiful Remains (1990) e Best Guy (1990). Na Televisão, vale destacar a sua participação no Sentai Bioman, uma vez que este conheceu sua atual esposa - a atriz Yuko Kurosaki - durante as filmagens da série.
Durante a década passada, o ator chegou a ceder uma entrevista ao site da finada revista Herói. Para conferir o papo com o ex-Black Power Japa Hero, basta clicar aqui.
Ou se você preferir, você pode conferir a entrevista do Jaspion Brasileiro ao programa Jô Soares Onze e Meia xD
Parte 1 da Entrevista.
Parte 2 da Entrevista.
Após esta entrevista, muita gente passou realmente acreditar que o Fantástico Jaspion fosse realmente interpretado por um brasileiro.
Está foi mais uma lenda urbana destruída pela internet ;x.

Hiroshi Watari (Boomerman)


Para interpretar o agente da Interpol conhecido como Boomerman (devido ao fato de usar bumerangues como arma), Hiroshi Watari foi a aposta dos produtores para o papel.
Hiroshi já era uma figura conhecida entre os produtores, afinal de contas o ator havia protagonizado uma das séries de maior sucesso do gênero Metal Hero: Sharivan.

Exibido em 1983, Sharivan fez parte da famosa Trilogia dos Detetives Espaciais, das quais também fizeram parte Gaban (1982) e Sheider (1984).

Que fim Levou ?


Juntamente de nomes como Kenji Oba, Toshimichi Takahashi e o próprio Junichi Haruta, Hiroshi Watari é considerado como um dos maiores atores e dublês da história do tokusatsu internacional.
Seus trabalhos incluem participações em Metalder (1987), Ultraman Gaia (1998), Boisuragga (1999) Wecker (2001), Go Go Sentai Boukenger (2006), Wecker Sigma (2007) e mais recentemente, Kamen Rider Double Gay (2009).
E claro, não podemos nos esquecer do segundo Metal Hero protagonizado pelo ator, o Guerreiro Dimensional Spielvan, anunciado safadamente pela Rede Manchete como Jaspion 2.
Hiroshi Watari já esteve em solo Brasileiro em duas oportunidades: a primeira ocorreu na Anime Friends de 2003 e a segunda vez no Ressaca Friends de 2004.
Watari mostrando suas habilidades na Anime Friends 2003.
Hiroshi Watari e Takumi Tsuitsui (Toha, da série Jiraya) fazendo propaganda da Ressaca Friends 2004.

Kiyomi Tsukada (Anri)


Para interpretar a atrapalhada andróide Anri, a produção contratou ninguém menos que a bela Kiyomi Tsukada, já conhecida no meio artístico por sua atuação no seriado Machineman, de 1984.
No mesmo ano, a atriz ainda faria uma pequena participação em Sheider, o Metal Hero que antecederia o seriado de nosso querido espancador caçador de monstros.
 

Que fim Levou ?

Da mesma forma que seu parceiro de aventuras Toddynho Jaspion, a ex-Anri se aposentou cedo dos holofotes. Em 1995 (um ano depois de Hiraku Kurosaki), a eterna Anri dava adeus a uma carreira de 13 anos dedicada a televisão.
Em seu período pós-Jaspion, os maiores trabalhos de destaque de Kiyomi foram os doramas Toyama Kin, Mito Komon, Rowdy General e … Teacher Erection Story (segundo o google tradutor ;x).
Em 1989, a atriz chegou a disputar o papel de Yoko Katagiri, na série Policial de Aço Jiban (outro representante dos Metal Hero). Entretanto, Jiko Enokida acabaria ficando com o papel, dessa forma matando outra oportunidade de conferirmos Kiyomi Tsukada mais uma vez em tela. 
Com sua aposentadoria das telonas, a ex-atriz mudou-se para os Estados Unidos. Atualmente ela é uma mulher casada e uma mãe dedicada a seus filhos.

Bem, eu sei que será um tanto quanto gratuito, mas…

…fica aqui a nossa homenagem a eterna Anri ^_^.

Noburu Nakatani (Edin)

E como todo bom Tokusatsu que se preze há sempre um papel dedicado a um veterano do ramo, para interpretar o eremita e cientista da galáxia Edin, o experiente Noburu Nakatani foi requisitado para o papel. 
Tendo iniciado sua carreira de ator em 1953, apesar de atuar em várias obras para cinema, o ator já havia participado de alguns tokusatsus como Ultraman Leo, Goggle V e…adivinhem…


…sim, ele também participou do seriado japa do Homem Aranha!
HAUAHUAHUAHUHAUHAUHAUAHUAHUAHU!!!

Que fim Levou ?

Os anos seguintes do ator seguiram a mesma cartilha de seu periodo pré-Jaspion: trabalho, trabalho, trabalho.
No entanto, Nakatani nunca mais voltou a trabalhar no gênero Tokusatsu. Assim como Kiyomi, o ator era cotado para assumir um papel de destaque no Metal Hero Jiban (no caso, o papel do policial Seiichi Yanagida).
Mas infelizmente, as negociações não foram para frente.
No dia 16 de Novembro de 2006, as 22:06, o ator viria a falecer aos 77 anos, vítima de uma doença pulmonar crônica.

------------------------

Bem galera, espero que tenham curtido este artigo…até porque deu muito trabalho para construí-lo.
Não deixe de postar o seu comentário a respeito desta matéria, afinal o seu feedback é que nos move a continuar atualizando esta merda quase que diariamente xD.
E para fechar com chave de ouro, fiquem com uma entrevista veiculada no especial para cinema da série. No vídeo,  Kiyomi (a Anri) realiza uma pequena entrevista com Hiraku Kurosaki (Jaspion) e Junichi Haruta (Filhote do Satã Goss :P) sobre o fim do seriado.
---------------------------------------------------

Pernambucana Manari deixa de ser a pior cidade do Brasil Município sibiu 18 posições no ranking do Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)



 
O município de Manari, no Sertão de Pernambuco, deixou a última colocação no ranking brasileiro do Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e subiu 18 posições. Saiu da posição 5.565 para a posição 5.547, com um índice geral de 0,487. Os novos números foram divulgados nesta segunda-feira (29), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O Recife está na posição 210 no Brasil, com números considerados altos. A capital pernambucana tem 0,772 de IDHM geral, 0,798 para renda, 0,825 para longevidade e 0,698 para educação. A melhor cidade brasileira continua sendo a paulista São Caetano, com 0,862, 0,891, 0,887 e 0,811, respectivamente.

O Brasil revela um expressivo avanço nos últimos 20 anos, mas também um quadro em que a educação se mantém como o principal desafio do País. Entre 1991 e 2010, o índice cresceu 47,5% no País, de 0,493 para 0 727. Inspirado no IDH global, publicado anualmente pelo PNUD, esse índice é composto por três variáveis e o desempenho de uma determinada localidade é melhor quanto mais próximo o indicador for do número um.
A classificação do IDHM do Brasil mudou de "Muito Baixo" (0,493 em 1991) para "Alto" (0,727). É considerado "Muito Baixo" o IDHM inferior a 0,499, enquanto que a pesquisa chama de "Alto", o indicador que varia de 0,700 a 0,799. O subíndice educação, uma das variáveis que compõem o IDHM, é o que mais puxa para baixo o desempenho do País. Em 2010, a educação teve uma pontuação de 0 637, enquanto que os subíndices renda (0,739) e longevidade (0 816) alcançaram níveis maiores.
Embora seja o componente com pior marcação, foi na educação que mais houve avanço nas duas últimas décadas, ressaltaram os pesquisadores. Em 1991, a educação tinha um IDHM 0,279, o que representa um salto de 128% se comparado à pontuação de 2010. "Saímos de um patamar muito baixo e isso mostra o esforço que o País fez na área", avaliou Marco Aurélio Costa, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um dos parceiros na realização do estudo. "A gente ainda não está bem, o IDHM educação é o que menos contribuiu e onde temos os maiores desafios para superar", concluiu.
O componente da longevidade, por sua vez, que é calculado pela expectativa de vida da população ao nascer, é a área na qual o Brasil apresenta melhor pontuação. É o único componente que está na faixa classificada pela pesquisa como um IDHM 'Muito Alto', quando o índice ultrapassa 0,800. Desde 1991 como o subíndice mais bem avaliado, foi também na longevidade em que a variação ao longo dos últimos 20 anos foi menor. O IDHM Longevidade era de 0,662 em 1991, de 0,727 em 2000 e de 0,816, na atual edição.
Já a renda mensal per capita saltou 14,2% no período, o que corresponde a um ganho de R$ 346,31 em 20 anos. As três instituições que elaboram o Atlas - PNUD, Ipea e Fundação João Pinheiro - ressaltam que 73% dos municípios avançaram acima do crescimento da média nacional. No entanto, há 11% de municípios com IDHM Renda superior ao do Brasil, "evidenciando a concentração de renda do País".
atltas

jornal do comércio

Missa cantada para Dominguinhos Amigos e familiares homenagearam músico no Recife

sétimo dia



Do JC Online

 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Familiares, amigos e fãs de Dominguinhos participaram na noite desta segunda-feira (29), no Recife, da missa de sétimo dia de morte do sanfoneiro. A celebração, presidida pelo padre Josenildo Tavares, aconteceu na Capela da Jaqueira, na Zona Norte. Entre homenagens ao músico, a cantora e ex-mulher de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, aproveitou para reafirmar seu amor pelo artista e disse que abdicou da “carreira e da música por causa dele”.


A missa começou por volta das 20h15. O altar e os bancos da capela foram transferidos para a área externa. A cerimônia foi embalada ao som de oito sanfoneiros. Os cantores Nádia Maia, Pulinho do Acordeon, Cristina Amaral e Walkyria Mendes, que entoaram, entre cânticos religiosos, músicas como Ave-Maria sertaneja (de Luiz Gonzaga) e Amizade sincera (de Dominguinhos e Renato Teixeira).
O cantor Maciel Melo assistiu à missa, mas não cantou. Parceiro artístico de Dominguinhos, Maciel, que estava em Garanhuns nos dias da morte e do enterro do sanfoneiro, disse que lhe fez uma homenagem no show do Festival de Inverno.
O clima de distanciamento entre as famílias de Dominguinhos, dividida desde o internamento dele até o velório e enterro, continuou evidente na missa. De um lado, próximas ao altar, estavam a filha, Liv Moraes, e sua mãe e ex-mulher do sanfoneiro, Guadalupe Mendonça. Mais afastado, o filho mais velho do músico, Mauro da Silva Moraes. Visivelmente isolado, Mauro disse sentir saudade de escutar a voz do pai ao telefone.
Após agradecimento de Liv às pessoas presentes na cerimônia, Guadalupe discursou, afirmando que tinha por Dominguinhos um amor incondicional. “Sou a senhora Dominguinhos. Não estou com ele há sete anos, nem a sete meses. Ele tinha ciúmes de me ver cantando para os outros. Só queria que eu gravasse disco. Abdiquei da carreira e da música por causa dele”, disse. “Fiquei com ele até o fim.” No final da cerimônia, o sanfoneiro Camarão tocou a Oração de São Francisco. O Grupo Folclórico Bacamarteiros de Abreu e Lima fez uma salva de tiros.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Com público de envergonhar gestora da GRE encerra 38ª edição Jogos Escolares



Aconteceu na noite deste sábado (27) o encerramento do 38º Jogos Escolares de Pernambuco, no Centro Desportivo Municipal, com a entrega da premiação aos participantes das competições. O prefeito José Patriota não marcou presença e foi representado pelo Secretário de Cultura e Esportes Alessandro Palmeira.

Alunos representando 100 escolas públicas municipais e estaduais e particulares participaram das diversas modalidades esportivas. Os últimos jogos de futsal foram realizados minutos antes do encerramento. Poucas pessoas assistiram ao encerramento daquela que foi considerada por muitos a pior edição dos Jogos Escolares Regionais de todos os tempos, na cidade de Afogados da Ingazeira.

Policiais do Militares do 23ºBPM apreendem traficante em Tabira

Nesta quinta-feira (25), por volta das 11h00, na cidade de Tabira, o Núcleo de Inteligência do 23ºBPM, quando monitorava um ponto de drogas, localizado na Rua José Evoide de Moura, bairro Cohab, naquela cidade, o individuo JOSÉ ALEX SANDRO DE SOUZA, 39 anos, casado, autônomo (foto), residente na mesma rua, saiu em atitude suspeita em uma moto Honda CG 125 Fan, cor cinza , ano 2007/2008, placa KHF 4558, foi acionado o policiamento ordinário, comandado pelo Sgt Orlando, o qual abordou o imputado e apreendeu em seu poder 18 (dezoito) papelotes de maconha pronta para o consumo, que se encontravam nos bolsos da bermuda que usava, pesando um total de 50 (cinquenta) gramas.
José Alex ainda estava de posse de um aparelho celular de marca Nokia, modelo XJ-01/713 e a quantia em espécie de R$ 531,00 (quinhentos e trinta e um reais).
O imputado foi conduzido juntamente com a motocicleta e todo o material apreendido a DPC local para serem tomadas as medidas cabíveis.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Peritos avançam na identificação das vítimas do acidente de trem na Espanha


Santiago de Compostela (Espanha), 26 jul (EFE).- Peritos e especialistas em acidentes dão continuidade nesta sexta-feira a investigação sobre as causas do acidente de trem registrado nos arredores de Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha, enquanto os legistas finalizam a identificação das vítimas.

Leia também:
Trem acidentado na Espanha seguia a 190 km/h, o dobro do permitido
Maquinista de trem na Espanha terá que depor como acusado
Concretamente, os legistas já identificaram 73 dos 80 corpos, sendo que os sete restantes terão que ser submetidos a exames de DNA.
Fontes do Tribunal Superior de Justiça da Galícia informaram que o reconhecimento através do DNA poderá demorar "vários dias", dado que as mostras tomadas serão encaminhadas ao Instituto Anatômico Legista de Madri e a outro laboratório da Polícia Nacional.
As autoridades do México e da Colômbia reconheceram que possuem cidadãos entre as vítimas, assim como as embaixadas e governos de outros países - como EUA e Reino Unido - também anunciaram a presença entre feridos.
Aproximadamente 30 pessoas - entre elas quatro crianças - permanecem em estado crítico em diversos hospitais da região, embora os feridos passem de 100 no total.
Os trabalhos na curva em que o trem descarrilou se desenvolveram durante toda a noite e consistem na retirada do restante do comboio acidentado e na recuperação das vias.
Em relação às causas do acidente, as próprias declarações do condutor do trem após a tragédia apontam o excesso de velocidade como a principal suspeita, já que ele mesmo reconheceu que seguia a 190 km/h em uma área limitada a 80 km/h.
Os peritos recolheram material na zona da tragédia para ter mais dados sobre o ocorrido, incluindo o tacógrafo, que recolhe tanto a velocidade do comboio como as conversas de rádio entre o condutor e o posto de controle.
Um tribunal de Santiago de Compostela instrui o caso e, dentro de poucos dias, apresentará declarações aos tripulantes, passageiros e testemunhas para recopilar a informação técnica obtida pelos especialistas.
Por outra parte, a empresa que administra das linhas ferroviárias na Espanha (Adif) retomou hoje o tráfego da linha interrompida pelo acidente de trem.
Nesta manhã, os trens de linha convencional já circulavam por uma das vias afetadas pelo acidente, ocorrido nas proximidades da estação de Santiago de Compostela, enquanto a outra, para o serviço de alta velocidade, abrirá somente no sábado.
Neste segundo caso, os trens circularão com especiais precauções, já que as equipes ainda precisam retirar pelo menos um dos vagões do trem acidentado e outros aparatos usados nos trabalhos de recuperação iniciados posteriormente. EFE

Dilma Rousseff se reúne com Lula e decide não mudar gestão de ministér …


A presidente Dilma Rousseff não cortará nenhum dos 39 ministérios nem pretende mexer no primeiro escalão agora. Em conversa de três horas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira, 24, Dilma mostrou preocupação com a queda de popularidade do governo, observada após os protestos de junho, mas disse que não vai ceder, nesse momento, a pressões por mudanças na equipe.

Leia também:
Dilma tem popularidade maior no Nordeste, diz CNI/Ibope
Dilma ataca combate à inflação na gestão de FHC
A portas fechadas houve muita reclamação sobre o comportamento do aliado PMDB e também do PT. Não foi só: Dilma pediu ajuda a Lula para "enquadrar" o PT, que, no seu diagnóstico, não está colaborando como deveria para defender o governo e o plebiscito da reforma política. Para a presidente, divisões na seara petista e o coro do "Volta Lula" prejudicam a governabilidade.
Embora a última pesquisa Ibope, feita por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), tenha sido divulgada nesta quinta, 25, Dilma e Lula já sabiam dos números quando se reuniram, em Salvador, para analisar o cenário político. Apreensiva, a presidente chegou a perguntar a auxiliares qual seria a repercussão na mídia da má avaliação do governo, em meio à visita do papa Francisco ao Brasil.
O levantamento do Ibope-CNI mostra que o porcentual dos que consideram o governo Dilma "ótimo" ou bom" caiu de 55% para 31% em um período de um mês, após as manifestações de rua. Além disso, a avaliação pessoal da presidente despencou de 71% para 45% e metade dos entrevistados não confia nela.
Segundo a reportagem apurou, Dilma e Lula expressaram contrariedade não só com o racha no PT, mas também com a atitude do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que pregou o corte de ministérios como solução para a crise política. A avaliação reservada é a de que o PMDB quer "surfar" na onda dos protestos.
A proposta de Alves prevê o corte de 14 dos 39 ministérios. Sem mencionar o número de pastas que deveriam ser extintas e ressalvando que a decisão é de Dilma, o vice-presidente Michel Temer considerou "razoável" a ideia de diminuir o tamanho da Esplanada.
Menos de uma semana depois, porém, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) afirmou que seu partido deveria entregar os cinco ministérios que ocupa (Minas e Energia, Previdência, Agricultura, Turismo e Secretaria da Aviação Civil) para dar o exemplo. "Há uma grande desfaçatez de líderes do PMDB, que exigem o enxugamento da máquina, mas não abrem mão de seus postos", criticou Ferraço.
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse que o corte linear de cargos não é solução. "Não é reduzindo ministério que se dá eficiência à máquina pública. É preciso saber para que cada ministério foi construído e isso todos nós sabemos. Quando criamos a Secretaria para Mulheres, por exemplo, é porque sabíamos que era preciso ter foco no que foi abandonado ao longo da história", argumentou ele.
Wagner e o presidente do PT, Rui Falcão, participaram de uma parte da reunião entre Lula e Dilma. O ex-presidente contou como foi sua conversa, no fim de junho, com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), possível adversário de Dilma na disputa de 2014. Na avaliação de Lula, Campos só não lançou ainda a candidatura ao Planalto para não ficar com uma "flecha" sobre sua cabeça, sendo alvo de ataques.
Apesar das queixas recebidas nos últimos dias sobre problemas na articulação política e na comunicação do governo, Dilma avisou que não fará mudanças sob pressão. Na prática, ela não quer mostrar fragilidade num momento em que a própria base aliada está conflagrada. Lula apoiou a decisão da presidente.
Em conversas reservadas, porém, petistas próximos a Lula dizem que Dilma "passou do prazo" para promover uma reforma ministerial. Agora, ela planeja trocas na equipe no fim do ano ou até mesmo no início de 2014, pouco antes do prazo estipulado pela Lei Eleitoral para quem for candidato deixar o Executivo. (Colaborou Rafael Moraes Moura). As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

1ª EXPOSERTÂNIA FOI ABERTA OFICIALMENTE


 
Ao lado do Secretário Estadual de Agricultura Aldo Santos, o Prefeito de Sertânia Guga Lins (PSDB), abriu no início da noite de ontem (25), Parque Professor Renato Morais,  a 1ª EXPOSERTÂNIA - 41 Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos.

 
O Prefeito Guga Lins (PSDB),  disse que apesar da situação que passa os municípios, com a diminuição dos repasses, o Secretário Aldo Santos, não mediu esforços para ajudar na realização deste evento, além do Deputado Julio Cavalcanti através de uma emenda parlamentar, do ex-prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti, EMPETUR e FUNDARPE, entre outros,  contribuirão para que realizássemos este grande evento, e que sai vencedor são os criadores e a população de Sertânia, finalizou o prefeito Guga.
 
 
O Secretário Municipal de Agricultura Cícero Paulo, afirmou que este ano, já foi superado aos anos anteriores, "estão participando mais de 85 expositores, 900 animais expostos em mais de 80 boxes e baias, serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios, isso mostra o empenho do Governo do Estado, e de toda equipe do Governo Guga Lins", disse o secretário.(Fotos Júnior Finfa)

Serra Talhada sedia 2º Encontro do Movimento Negro


Serra Talhada sediou o 2º Encontro Municipal do Movimento Negro pela Igualdade Étnico-Racial (Monir). O evento, que aconteceu no último final de semana, reuniu diversas lideranças negras da região. Participaram representantes da Fundação Palmares/Minc, do Movimento Negro de Olinda, da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT, do Coletivo Nacional de Negros LGBT e o prefeito da Capital do Xaxado Luciano Duque.  

O encontro teve o objetivo de construir propostas em áreas consideradas estratégicas para a comunidade negra na cidade, incluindo, entre outras, acesso à moradia. Na ocasião, foi entregue nas mãos do prefeito uma pauta de reivindicações visando a melhoria da qualidade de vida de negros e negras de Serra Talhada.

Ao final, Duque foi agraciado com o certificado “Negra Bastiana” pelos serviços prestados para o fortalecimento da cultura afrodescendente no Estado. “Fizemos questão de parabenizar o gestor e seu secretário, Euclidez Ferraz, pela iniciativa da criação da primeira Secretaria de Igualdade Racial de Pernambuco”, justificou o presidente do Monir estadual, Diego Ferreira.

Também receberam a condecoração o secretário de Agricultura Familiar do município, José Pereira, o deputado estadual Manoel Santos, o líder comunitário Pessival Gomes e ambientalista Bonzinho Magalhães. Cerca de 130 pessoas participaram das discussões 2º Encontro do Munir. O movimento irá discutir propostas mais amplas durante um encontro estadual que ocorre em setembro.

COMUNIDADES SERÃO RECONHECIDAS - No último domingo (21), coordenadores do Monir de Serra Talhada acompanharam a representante da Fundação Palmares/Minc, Maria José da Silva, numa visita na região do Serrote Pelado, na zona rural da Capital do Xaxado, com o objetivo de conhecer comunidades quilombolas existentes município.

Bem como agilizar a certificação de cada uma delas junto à direção da Fundação Palmares em Brasília. Atualmente, a Capital do Xaxado possui 15 comunidades consideradas herdeiras de quilombos.

"O primeiro passo as comunidades descendentes de quilombos em Serra Talhada já deram, que foi se auto-reconhecerem como tais, o que chamamos de auto-atribuição", explicou Diego Ferreira, afirmando que, agora, centenas de famílias estão à espera do reconhecimento vindo do Governo Federal.

Globo oferece 1 bilhão para o SBT tirar o Chaves do ar Seja o primeiro a comentar!


O seriado Chaves, exibido no SBT, continua causando prejuízo a Rede Globo. Sempre que Chaves entra no ar, o IBOPE das outras emissoras, incluindo a Globo, despenca, e o SBT sobe. Isto fez com que as Organizações Globo, usando dos princípios editoriais, oferecesse 1 bilhão de reais ao SBT para nunca mais exibir o Chaves. 
A notícia chegou ao SBT na manhã desta quinta-feira (25), surpreendendo os executivos da emissora. As filhas de Silvio Santos, dono do SBT, sabendo que receberiam 1 bilhão para tirar o Chaves do ar, comemoraram e incentivaram o pai a aceitar a proposta. 
Mas Silvio Santos se recusou e comunicou a imprensa que, se o Chaves sair do ar, o SBT sai junto, porque o mexicano é quem sustenta o IBOPE da emissora. 

Morre Candeeiro, último cangaceiro de Lampião


Morreu nesta quarta-feira o último cangaceiro do bando de Lampião, Manoel Dantas Loiola, de 97 anos, mais conhecido como Candeeiro. Ele faleceu na madrugada de hoje no Hospital Memorial de Arcoverde onde estava internado desde a semana passada, após sofrer um derrame. O sepultamento está marcado para as 16h, no cemitério da cidade de Buíque.
Pernambucano de Buíque (a 258 quilômetros do Recife), Manoel ingressou no bando de Lampião em 1937, mas afirmava que foi por acidente. Trabalhava em uma fazenda em Alagoas quando um grupo de homens ligados ao famoso bandido chegou ao local. Pouco tempo depois, a propriedade ficou cercada por uma volante e ele preferiu seguir com os bandidos para não ser morto.
No final da vida, atuava como comerciante aposentado na vila São Domingos, distrito de sua cidade natal. Atendia pelo nome de batismo, Manoel Dantas Loyola, ou por outro apelido: seu Né. No primeiro combate com os "macacos", quando era chamado de Candeeiro, foi ferido na coxa. O buraco de bala foi fechado com farinha peneirada e pimenta.

Teve o primeiro encontro com o chefe na beira do Rio São Francisco, no lado sergipano. "Lampião não gostava de estar no meio dos cangaceiros, ficava isolado. E ele já sabia que estava baleado. Quandosoube que eu era de Buíque, comentou, em entrevista concedida ao Diario em 2018: 'sua cidade me deu um homem valente, Jararaca'".
Candeeiro dizia que, nos quase dois anos que ficou no bando, tinha a função de entregar as cartas escritas por Lampião exigindo dinheiro de grandes fazendeiros e comerciantes. Sempre retornava com o pedido atendido. Ele destaou que teve acesso direto ao chefe, chegando a despertar ciúme de Maria Bonita. Em Angicos, comentou que o local não era seguro. Lampião, segundo ele, reuniria os grupos para comunicar que deixaria o cangaço. Estava cansado e preocupado com o fato de que as volantes se deslocavam mais rápido, por causa das estradas, e tinham armamento pesado.

No dia do ataque, já estava acordado e se preparava para urinar quando começou o tiroteio. "Desci atirando, foi bala como o diabo". Mesmo ferido no braço direito, conseguiu escapar do cerco. Dias depois, com a promessa de ser não ser morto, entregou-se em Jeremoabo, na Bahia, com o braço na tipóia. Com ele, mais 16 cangaceiros. Cumprindo dois anos na prisão, o Candeeiro dava novamente lugar ao cidadão Manoel Dantas Loyola. Sobre a época do cangaço, costumava dizer que foi "história de sofrimento".
Diário de Pernambuco
Segundo Odilon Pimentel, 31 anos, que é morador de Guanumbi, Candeeiro era muito conhecido, trabalhava numa "bodega", mas com a idade que tinha, vivia tranquilo, na porta de casa. "Em 2002, um meio de comunicação o levou de helicóptero para encontrar um policial que fazia parte da volante que matou Lampião. Eles apertaram as mãos, esqueceram tudo que passou", comenta Pimentel. O cangaceiro contava pela cidade que era caçador do bando e só não foi morto porque saiu para buscar água.

RÁDIO PAJEÚ DEBATE : PATRIOTA E LÚCIA MOURA PODEM MESMO PERDER SEUS MANDATOS ?


 
Nesta sexta, o Programa Manhã Total (Rádio Pajeú) recebe no Debate das Dez os dois lados de uma moeda que teve grande repercussão  hoje. Representantes do PT, que acusa, e do governo José Patriota (também Presidente da Amupe), que se defende das acusações de uso político da distribuição de poços na comunidade de Pintada se posicionam sobre a questão.
Nesta quinta, o Ministério Público encaminhou ao Poder Judiciário seu parecer final sobre a denúncia do Partido dos Trabalhadores de Afogados da Ingazeira contra os candidatos da Frente Popular José Patriota e Lúcia Moura.
Em suma, o promotor Oscar Nóbrega considerou  consistentes as argumentações da acusação contra os candidatos. Pediu cassação de registro das candidaturas e direitos políticos  dos dois por oito anos. O caso vai ser analisado pelo Judiciário local em primeira instância.
Em nota,  o advogado Carlos Marques, que atuou na defesa de Patriota e Lúcia, afirmou que o que saiu foi apenas o parecer do Ministério Público, que como o próprio nome diz, é apenas uma opinião, uma recomendação, que pode ou não ser acatada na decisão da justiça em primeira instância. Patriota por sua vez disse estar tranquilo.
Jair do PT já afirmou que a indicação do MP dá uma segurança de que a Juíza Maria da Conceição Godhoi Bertolini tomará decisão favorável ao que pede o MP.
Segundo a produção do programa, foram convidados o presidente do PT, Jair Almeida, Cínara Amorim advogada da legenda, Carlos Marques, advogado da Frente Popular e Ney Quidute, que coordenou a campanha de Patriota. O promotor Oscar Nobrega também será procurado, segundo informou a produção.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

ADEUS a dominguinhos


omenagem a Dominguinhos marca show no Santuário de Aparecida

Elba Ramalho pediu orações pela alma do sanfoneiro durante apresentação.
Mais de 20 cantores participaram de evento que foi visto por 4 mil pessoas.


  •  
Elba Ramalho ergue as mãos para pedir a homenagem ao amigo Dominguinhos. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Elba Ramalho ergue as mãos para pedir a homenagem ao amigo Dominguinhos. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Uma homenagem de Elba Ramalho ao cantor Dominguinhos, que morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, marcou o show que abriu as festividades da visita do Papa Francisco a Aparecida. Um dia antes da chegada do pontífice argentino, artistas como Agnaldo Timóteo, Jair Rodrigues, além de cantores sertanejos e religiosos subiram ao palco montado na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider e animaram um público estimado pelo Santuário Nacional em quatro mil pessoas.
De acordo com o Santuário Nacional, os artistas foram selecionados por serem católicos e devotos de Nossa Senhora. O tributo, realizado no Pátio das Palmeiras, teve início por volta das 20h e cada artista cantou três músicas. O evento 'Tributo a Nossa Senhora' durou três horas e meia.

A paraibana emocionou o público ao pedir que todos levantassem as mãos e fizessem uma oração pelo amigo sanfoneiro. "Agora ele já partiu e não está mais com a gente. Vamos orar pelo sufrágio da alma do Dominguinhos", disse a cantora no palco e logo em seguida, ao lado da imagem da santa, cantou um dos seus maiores sucessos, 'De volta para o meu aconchego'.

Manoel Brasiliano, de 68 anos, chegou à cidade na tarde de terça-feira e acompanhou o show. "Vim especialmente para a visita do Papa Francisco, com a roupa do corpo mesmo. Isso (o show) é a coisa mais linda, vou ficar aqui a noite toda, não me importo com o frio. Me considero um cara de 20 anos na JMJ", disse.
José Antônio Xavier, de 48 anos, e a esposa Roseli Xavier, de 37, acompanharam o show na companhia de um dos quatro filhos e admitiram bastante ansiedade para a missa do Papa Francisco na cidade. "Está muito legal o clima na cidade. Estar aqui, nossa presença no mesmo local que o Papa vai estar, já é muito bom para nós", disse José, que veio de Vargem Paulista Grande para a visita do pontífice argentino.

Pai libera corpo de jovem morta após ataque de tubarão no Recife



Sepultamento de Bruna Gobbi está marcado para as 14h, em Escada.
Valdir Gobbi ficou abalado ao ver o corpo da filha e precisou ser amparado.


Valdir Gobbi, pai de Bruna, jovem morta após ataque de tubarão no Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1)Valdir Gobbi, pai de Bruna, precisou ser amparado depois
de ver o corpo da filha (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O Instituto de Medicina Legal (IML) liberou, na manhã desta quarta-feira (24), o corpo da estudante paulistana Bruna Gobbi, 18 anos, morta após um ataque de tubarão na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na segunda (22).
O pai da jovem, Valdir Gobbi, que foi ao local para a liberação, ficou muito abalado. "Me desculpe, mas eu não estou conseguindo falar. Não tenho mais palavras, nem forças", disse, antes de ver o corpo da filha.
O corpo deve deixar o Recife entre 10h30 e 11h, seguindo para Escada, na Zona da Mata Sul pernambucana, onde será velado. O enterro de Bruna Goggi está previsto para às 14h, no Cemitério São Luís, no município, onde mora parte da família da vítima..
O laudo divulgado na tarde de terça-feira (23) pelo Hospital da Restauração (HR), onde Bruna faleceu, informa que a paciente chegou à unidade, por volta das 15h da segunda, com uma mordida de tubarão na perna esquerda e em choque hipovolêmico, caracterizado pela perda de grande volume de sangue. A jovem já havia tido duas paradas cardiorrespiratórias antes da admissão no HR, sendo uma na UPA da Imbiribeira, para onde ela foi levada primeiro, e outra na ambulância. A terceira aconteceu no hospital.
Bruna Gobbi, vítima de ataque de tubarão no Recife (Foto: Bruna Gobbi / Arquivo pessoal)Bruna Gobbi, vítima de ataque de tubarão
(Foto: Bruna Gobbi / Arquivo pessoal)
Bruna teve a perna amputada acima da coxa esquerda e foi mantida na UTI respirando com ajuda de aparelhos e tomando drogas vasoativas, além de outros medicamentos para controle do choque hipovolêmico. Ela evoluiu para uma parada cardiorrespiratória irreversível e morreu por volta das 23h30, sendo encaminhada para o IML na mesma noite.
Na terça, o comerciante Davi Leonardo Alves, tio de Bruna que mora em Olinda, foi ao IML e disse à imprensa que a família vai processar o governo estadual, usando o argumento que o Corpo de Bombeiros alertou apenas sobre a corrente marítima e não sobre o risco de ataque de tubarão. A corporação negou a denúncia, afirmando que informou sobre ambos os perigos três vezes, e falou que não pode prender nem tirar ninguém da água à força.
Os bombeiros informaram que no socorro foi utilizado o "sharkshield" para afastar os tubarões. O equipamento emite ondas eletromagnéticas de 20 a 30 metros de distância e o barulho incomoda o bicho, fazendo com que se afaste. Eles também explicaram que o trânsito intenso na hora do resgate fez com que a vítima fosse levada, em um carro da Polícia Militar, primeiramente para UPA da Imbiribeira, a fim de que os médicos de lá pudessem estabilizá-la. Ao mesmo tempo, uma ambulância já tinha sido acionada para levá-la ao HR, a principal emergência da cidade.

Bruna foi a primeira mulher a morrer após ser mordida por um tubarão no estado, desde que os ataques começaram a ser contabilizados pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).

A estudante visitava Pernambuco, onde passava férias com a família. Ela chegou no dia 18 ao estado, com mãe e uma tia-avó, e já tinha ido ao interior. Elas voltariam para a capital paulista nesta quarta (24). Bruna estava na praia de Boa Viagem com a mãe, a tia-avó, primos que moram em Olinda e uma prima, Daniele Souza Gobbi, que estava no mar com ela, mas não foi atacada. Daniele disse que sabia dos riscos de ataque, mas acreditava que pudesse acontecer apenas no fundo do mar.