A reunião com gestores de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e São José do Egito |
O Consórcio de Municípios do Pajeú - CIMPAJEÚ, presidido pelo Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque realizou nessa quinta-feira (02), uma reunião dno Instituto Tecnológico Federal, em Afogados da Ingazeira, onde prefeitos da região discutiram os problemas que são comuns aos municípios, barateando o custo das ações.
A empresa Ecotrade Engenharia Ambiental apresentou uma proposta para destinação sustentável dos resíduos sólidos produzidos nos municípios. Além do gerenciamento dos resíduos, a proposta prevê a transformação do chorume em água (não potável), a produção de adubo orgânico através de compostagem e a formalização da mão de obra dos catadores.
Os Prefeitos irão avaliar melhor a proposta uma vez que para ser viável economicamente, a unidade de tratamento dos resíduos deve abranger municípios cujas populações, somadas, ultrapassem 100 mil habitantes. Esse número obriga a adesão de um número maior de municípios, muitos dos quais ficarão distantes da unidade, encarecendo o custo do transporte do lixo.
Durante a reunião, os Prefeitos foram apresentados a José Medeiros, novo Superintendente do Banco do Brasil em Petrolina, que atende a maior parte dos municípios do Sertão. Ele esteve acompanhado por Edmilson Duarte, assessor do BB para o Desenvolvimento Sustentável, e pelo Gerente de Desenvolvimento do Agronegócio, Estéfano Gonzáles. Na pauta, o PRÓ-VIAS, linha de crédito que possibilita a recuperação e pavimentação das vias de acesso aos municípios, bem como abertura de novas estradas. Os recursos são oriundos do BNDES e operacionalizados pelo Banco do Brasil.
O responsável pelo Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União, Abelardo Lopes, apresentou, em linhas gerais, a lei da transparência e as sanções previstas aos municípios que a ela não se adequarem até o próximo dia 27 de Maio. Como saldo positivo, ficou a realização de um seminário sobre o assunto, em Afogados da Ingazeira, nos próximos dias 23 e 24 de Maio, com todos os Prefeitos da região.
O objetivo é capacitar funcionários das Prefeituras, sobretudo nas áreas
de finanças, controle interno, ouvidoria e comunicação, para que os
dados sejam disponibilizados à população seguindo o que determina a lei
nº 2.527 e lei complementar 131, bases jurídicas para a transparência
das gestões públicas. “O ideal é que até o seminário, os municípios já
tenham lançado seus portais (da transparência) e nós possamos trabalhar
ajudando a adequá-los ao que determina a lei,” informou Abelardo Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário