sábado, 28 de junho de 2014

Veja mesmo o que é abuso de altoridade.Vereador dá carteirada e “roda a baiana” em Conselho Tutelar de Serra

Vereador dá carteirada e “roda a baiana” em Conselho Tutelar de Serra

Publicado em Sem categoria por em 27 de junho de 2014 Comente
Por Marcos Oliveira *
A cada dia que passa a população fica mais desiludida com a classe política. Quando se fala em política logo vem à mente a corrupção, a falta de compromisso com o bem estar da sociedade, o tráfico de influência e até mesmo o abuso de poder. Foi justamente o abuso de autoridade o que aconteceu ontem em Serra Talhada.
O abuso de autoridade não foi exercido pelo o chefe do executivo, mas, por um representante do legislativo, o Vereador Dedinha Ignácio. Por se considerar uma autoridade, humilhou uma Secretária do Conselho Tutelar, não respeitando o ambiente, “rodando a baiana”, a todo tempo querendo dizer quem era ele , perguntando se ela não sabia com quem ela estava falando. A secretária Marcia sabia sim que estava recebendo um “nobre vereador” mas queria apenas que ele tivesse respeito pelo ambiente, aguardando a sua vez.
rodandoabaiana2
Faltou humildade, educação e respeito por parte do vereador mais votado, que deveria justamente por isso dar o exemplo de um verdadeiro homem público. Quanto ao seu trabalho como parlamentar na Câmara, o vereador também deixa a desejar: não apresentou até o momento nenhum projeto que beneficie a população. Quando teve a oportunidade de mostrar que estava em defesa da ética, da moralidade na política e com o zelo com os gastos públicos, votou contra o parecer do Tribunal de Contas do Estado que, por unanimidade, rejeitou as contas do ex-prefeito Carlos Evandro.
Tem ditado que diz que a população tem o governo e o representante que merece. Enquanto o povo não aprender a escolher melhor os seus representantes , vamos continuar assistindo políticos na qualidade do vereador Dedinha Ignácio, jogando a política na lata do lixo.
*Marcos Oliveira apresenta seu comentário no programa A Voz da Notícia e o reproduz em nosso blog.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

1ª fase da Copa tem mordida, folia e menos problemas do que o previsto


A primeira fase da Copa do Mundo no Brasil chegou ao fim nesta quinta-feira (26) com surpresas no futebol, como a Costa Rica se destacando entre as surpresas do Mundial, e a suspensão do craque uruguaio Suárez, após uma agressão ao adversário italiano.
Questões de infraestrutura não apresentaram grandes problemas e as manifestações nas ruas não tiveram as mesmas dimensões das de junho de 2013. Veja abaixo alguns dos principais acontecimentos nessa primeira parte do Mundial no país:
Suárez


O atacante do Uruguai Luis Suárez recebeu a maior punição já dada em uma Copa do Mundo após morder um adversário italiano durante um jogo.
Suárez foi suspenso por nove jogos e banido do futebol por quatro meses.
O atacante era o herói da seleção uruguaia porque havia se recuperado de uma lesão no joelho em um prazo recorde, a tempo de participar da Copa.
Artilheiros
Artilheiros da primeira fase: Neymar, Messi e Muller
Em uma primeira fase com alto saldo de gols, três nomes se destacaram entre os atacantes deste mundial: Müller, da Alemanha, Messi, da Argentina, e Neymar, do Brasil.
Apito amigo
Fred Copa pênalti
O jogo que abriu a Copa do Mundo contou com o apito amigo do juiz japonês Yuichi Nishimura, que caiu no teatro do atacante brasileiro Fred e marcou um pênalti que mais ninguém viu. O lance resultou no segundo gol do Brasil e desequilibrou a partida. A seleção brasileira acabou vencendo a Croácia por 3 a 1. O árbitro foi 'encostado' pela Fifa e virou piada na internet.
Costa Rica
Time da Costa Rica
O time foi considerado a grande surpresa do mundial, após vencer o Uruguai por 3 a 1, a Itália por 1 a 0 e empatar com a Inglaterra, já eliminada.
A equipe chegou na competição como o mais fraco do chamado 'Grupo da Morte', chave que tinha nada menos que três Seleções campeãs mundiais, Itália, Uruguai e Inglaterra. Leia mais.
Campeã humilhada
Pose de Van Persie durante gol da Holanda na Copa do Mundo viralizou no Twitter
A campeã mundial Espanha desembarcou no Brasil como uma das seleções favoritas ao título. Mas a 'Fúria' não foi longe. Ao estrear, foi humilhada ao levar uma sonora goleada de 5 a 1 da Holanda, e perdeu o rumo no Brasil. Foi derrotada pelo Chile e venceu apenas a frágil Austrália. Eliminada, voltou para casa bem mais cedo.
Adeus da Azzurra
pirlo itália uruguai
A Itália também decepcionou. A tetracampeã fez planos para chegar ao pentacampeonato e o sonho ficou ainda melhor após vencer a Inglaterra na estreia no 'grupo da morte'. Um bom começo, mas um triste final. A Azzurra perdeu para a zebra Costa Rica e também para o Uruguai, e foi eliminada.
100%
Armero conduz a festiva dancinha 'armeration', arma secreta da Colômbia 100% na Copa
Das 32 seleções que vieram ao Brasil disputar o Mundial, apenas  quatro mantiveram o 100% de aproveitamento na 1ª fase, com três vitórias. Argentina, Bélgica, Colômbia e Holanda. Os argentinos venceram Bósnia, Irã e Nigéria; os belgas derrotaram Argélia, Coreia do Sul e Rússia; os colombianos bateram Grécia, Costa do Marfim e Japão; e os holandeses passaram pela Espanha, Chile e Austrália.
Confraternização
O bairro boêmio da Vila Madalena foi escolhido como "point" pelos torcedores que acompanharam os jogos da Copa em São Paulo. A grande concentração de turistas transformou o bairro em uma festa permanente – com direito a brigas e xixi na rua.
No Rio, a praia de Copacabana virou dormitório de argentinos e ponto de encontro de torcidas e manifestantes.
Pé-frio
Mick Jagger durante show dos Rolling Stones em Düsseldorf, na Alemanha, em 19 de junho
A Itália se tornou a sexta vítima do pé-frio de Mick Jagger, última aposta do cantor. Antes, ele já havia dado azar ao seu próprio país, a Inglaterra, e a outras quatro seleções pelas quais declarou sua simpatia nas duas últimas edições do torneio. No final de maio, ele havia feito algo parecido ao se apresentar no Rock in Rio Lisboa, quando, em português, apostou que Portugal seria o campeão, após uma final com a Inglaterra. Os dois países foram eliminados.
Imprensa estrangeira


Os repórteres estrangeiros enviados ao Brasil para cobrir a Copa mudaram o tom pessimista e passaram a elogiar o evento.
O espanhol El País disse que 'não era para tanto' em relação ás previsões catastróficas sobre o mundial.
Já o francês Le Monde classificou como 'milagre brasileiro' o bom funcionamento da Copa do Mundo.
Violência



Não houve registros de violência grave no país relacionados ao mundial. No entanto, em Salvador, um grupo de criminosos invadiu um hotel em Rio Vermelho e roubou hóspedes de vários países.
No Rio Grande do Sul, torcedores tiveram ingressos roubados perto do estádio Beira-Rio. Estes furtos se repetiram por outras cidades do país. No Ceará, a justiça negou o pedido de liminar que obrigaria a Fifa a reimprimir ingressos furtados.
Protestos
protestos
As cidades-sede tiveram protestos durante os jogos, principalmente no dia da abertura do mundial. No entanto, houve uma concentração menor de manifestantes, se comparado ao auge dos atos, em junho de 2013.
A manifestação mais violenta ocorreu em São Paulo no dia jogo Uruguai x Inglaterra, quando black blocs destruíram carros de luxo de uma concessionária.
Aeroportos
aeroportos
O evento mundial começou sem que a infraestrutura para receber os turistas fosse um problema.
Os únicos incidentes registrados se referem a atrasos de voos provocados pelo clima, como chuva ou neblina.
O único aeroporto que não ficou pronto a tempo do início do mundial foi o de Manaus.
Cordialidade
japoneses

Os japoneses impressionaram pela educação e cordialidade ao limpar a Arena Pernambuco após a partida Costa do Marfim x Japão no Recife. Eles percorreram as arquibancadas e recolheram o lixo produzido por eles mesmos.
Os alemães seguiram o exemplo e também limparam a praia de Copacabana, no Rio.
Invasão chilena e 'invasão' argentina
Um grupo de chilenos, sem ingresso para a partida Espanha x Chile, invadiu a sala de imprensa do Maracanã para tentar alcançar as arquibancadas.
De forma mais ordeira, os ‘vizinhos’ argentinos tomaram conta de Porto Alegre no dia da partida Nigéria x Argentina.
De acordo com a Brigada Militar, 90 mil a 100 mil turistas argentinos passaram pela capital gaúcha. Mas a passagem não foi livre de problemas, com casos de furtos e roubos de ingressos.
Chuvas
As fortes chuvas atingiram duas cidades-sede da Copa. Em Natal, a prefeitura decretou estado de calamidade pública após deslizamentos de terras.
No Recife, em 12 horas choveu o equivalente 11 dias, e ao menos 89 deslizamentos ocorreram na cidade. O rio Beberibe transbordou deixando famílias desalojadas.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Mais de 100 cambistas foram detidos desde o início da Copa





Rio Janeiro registrou o maior número de casos de venda irregular.
São Paulo só vai divulgar dados após término da competição.

Glauco Araújo* Do G1, em São Paulo
Mexicanos foram autuados em flagrante na Superintendência da PRF (Foto: Divulgação/PRF)Mexicanos foram autuados em flagrante na Superintendência da PRF (Foto: Divulgação/PRF)
Ao menos 104 cambistas foram detidos tentando vender ingressos em nove das 12 cidades sedes da Copa do Mundo, desde o início da competição, na quinta-feira (12). Apenas em Pernambuco e no Paraná não foram registrados casos de venda ilegal. Em São Paulo, o Comando de Policiamento da Copa (CPCopa) informou que só vai divulgar dados sobre o assunto após o término do evento.
No Rio, 54 cambistas foram detidos pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal, em ação conjunta com a Secretaria de Ordem Pública.
No primeiro jogo no Maracanã, Argentina x Bósnia, no domingo (15), 14 pessoas foram levadas à delegacia, sendo um francês e três ingleses. Com os quatro, havia US$ 4,3 mil, R$ 3,4 mil e 14 ingressos.
Nesta quarta-feira (18), mais 40 cambistas foram detidos. Onze deles eram chilenos, dois eram colombianos, dois americanos, dois canadenses, dois mexicanos, além de um japonês, um alemão, um venezuelano e um peruano.
Sobre as prisões feitas pela Polícia Civil, a assessoria de imprensa informou que o Instituto de Segurança Pública (ISP) vai computar os dados referentes à Copa e repassá-los à Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) após o fim do evento.
Estatuto do torcedor
No Rio Grande do Sul, oito cambistas foram detidos desde o início da Copa, em Porto Alegre. Eles estavam com 87 ingressos. A Polícia Civil também apreendeu R$ 14 mil em dinheiro e US$ 600. Entre os detidos havia um brasileiro, um americano, um hondurenho, dois australianos e três holandeses. Todos responderão pelos crimes previstos no Estatuto do Torcedor, Artigo 41-F, que prevê pena de reclusão de um a dois anos e multa. Eles prestaram depoimento e foram todos liberados.
No Paraná, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional não registrou prisão de cambistas em Curitiba. No entanto, em Foz do Iguaçu, onde está a Coreia do Sul, um senegalês foi preso por policiais federais atuando como cambista perto do hotel onde está hospedada a seleção sul-coreana. Ele estava com 37 ingressos, que seriam vendidos por US$ 180 a US$ 350.
Sem cambistas
Em Pernambuco, a Secretaria de Segurança informou que não registrou ações de cambistas e nem apreendeu ingressos até esta quinta-feira. Em São Paulo, a CPCopa informou que os dados sobre ação de cambistas só será divulgado após o fim da Copa.
Colombianos
No Distrito Federal, dois torcedores colombianos foram presos no estacionamento do Estádio Nacional vendendo ingressos para a partida entre a Colômbia e a Costa do Marfim. Eles estavam com R$ 1 mil. A Polícia Militar não soube informar se as entradas eram verdadeiras. Eles foram levados ao Departamento de Polícia Especializada (DPE), no Parque da Cidade. O juizado especial vai analisar se eles serão expulsos ou não do país.
Arena Fonte Nova
Na Bahia, 19 pessoas foram detidas pela Polícia Civil até segunda-feira (16), data da segunda partida da Copa em Salvador, entre Alemanha e Portugal. Foram apreendidos 50 ingressos. Elas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), prestaram depoimento e foram liberadas.
Em Minas Gerais, dois colombianos e três franceses foram presos antes do jogo entre Bélgica e Argélia, nesta terça-feira (17), perto do Mineirão, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, os turistas estavam vendendo ingresso de forma ilegal, cobrando altos valores.  Eles foram levados para a Delegacia de Polícia Civil da Regional Noroeste.
No mesmo dia, um agente de turismo foi levado para a Polícia Federal ao tentar vender ingressos para turistas argelinos perto do Mineirão. Foram apreendidos um bloco de ingressos para a Copa.
Arena Pantanal
Em Mato Grosso, um romeno foi detido na terça-feira com 60 ingressos para o jogo entre Coreia do Sul e Rússia, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Ele foi flagrado, duas horas antes do início da partida, por policiais da Delegacia do Consumidor durante fiscalização no entorno do estádio. Ele foi levado para a Delegacia do Turista. Foi registrado um Boletim de Ocorrência, pois os ingressos estavam sendo vendidos a preço inferior do que o comercializado pela Fifa. Ele prestou depoimento e foi liberado.
No Rio Grande do Norte, um japonês foi detido por policiais rodoviários federais tentando vender quatro ingressos perto da Arenas Dunas, em Natal, nesta quinta-feira. No dia 13 de junho, quatro mexicanos foram detidos com 12 ingressos antes do jogo entre Camarões e México. No mesmo dia, um camaronês também foi detido, mas a polícia não informou a quantidade de ingressos que ele tinha.
No dia 16 de junho, um cambista norte-americano foi preso, mas a polícia não divulgou quantos ingressos ele estava vendendo. Todos foram liberados após prestarem esclarecimentos.
 No Amazonas, dois homens foram presos tentando vender ingressos para o jogo entre Camarões e Croácia, nesta quarta-feira (18), perto da Arena Amazônia. Eles foram levados para a Delegacia de Grandes Eventos para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Eles foram liberados logo após pretarem depoimento.
*(Colaboraram G1 AM, G1 BA, G1 CE, G1 DF, G1 MG, G1 MT, G1 PE, G1 PR, G1 RJ, G1 RN, G1 RS e G1 SP)
Rio de Janeiro Cambistas presos tentavam vender ingressos por preço 500% maior que o impresso no papel no entorno do Maracanã (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

terça-feira, 17 de junho de 2014

Jovem afogadense desaparecida foi encontrada e confirma rapto



O caso da jovem Bárbara Souza da Silva, de apenas 15 anos, que estava desaparecida com suspeitas de tráfico humano foi resolvido.
Barbara apareceu e comprovou que foi vitima de rapto.
A mesma disse ao repórter Celso Brandão que foi obrigada a entrar em um carro, sendo levada para uma casa onde foi mantida em cativeiro por dois homens e uma mulher, desconhecidos. A vitima relatou que foi obrigada a ingerir bebidas e a fumar algumas substâncias que a levaram a perder os sentidos ficando sem saber até o seu próprio nome.
Tudo indica que os envolvidos a libertaram após verem a grande repercussão do caso, devem ter ficado preocupados e vieram a libertá-la nas proximidades do hospital regional.
Os dados em relação ao caso são imprecisos, faltando maiores esclarecimentos por parte da vitima, de sua família e da polícia.

Deu bom!!! Prefeitura na PB decreta 'luto oficial' em dias de jogos da Seleção Brasileira


A prefeitura da cidade Montadas, no Agreste da Paraíba, decretou "luto oficial" nos dias de jogos da Seleção Brasileira. O objetivo é encerrar o expediente mais cedo para acompanhar a participação brasileira na primeira fase da Copa do Mundo 2014. A decisão foi publicada no Diário Oficial dos Municípios desta segunda-feira (16), retroativa ao dia 11 de junho.
Em seu artigo 2º, o Decreto 005/2014 determina que "adotem-se as medidas pertinentes para o cumprimento do Luto Oficial nas repartições deste município".
No entanto, segundo o prefeito Jairo Herculano de Melo (PSB), já foi publicada uma correção alterando o decreto para "ponto facultativo" nas mesmas datas e horários do "luto" anterior. A confusão aconteceu devido a um modelo relacionado à morte de um ex-gestor municipal, explicou o prefeito.
O chefe do executivo já avisou que pretende continuar liberando os servidores municipais para assistir aos próximos jogos, caso o Brasil avance na competição. "Vamos manter o mesmo procedimento, horário de funcionamento só pela manhã, decretando o ponto facultativo à tarde para os jogos da seleção durante toda a copa", assegurou Jairo Herculano.
O feito foi atribuído pela gestão a um equívoco da equipe jurídica municipal, que somente após a publicação notou que o modelo de documento, com objetivo de alterar o horário do funcionamento da administração municipal, foi utilizado há cerca de 20 dias, para lamentar a morte do ex-prefeito Luiz Avelino Gomes - ocorrida no último dia 6.
O decreto do gabinete determina o início do expediente no executivo municipal de Queimadas às 8h, com encerramento às 14h, nos dias 12 (Brasil x Croácia, na abertura da copa), 17 (Brasil x México) e 23 (Camarões x Brasil). A falha ainda "exclui" na sequência de determinações um inexistente artigo 3º.
"Assim que a publicação foi ao ar é que a gente percebeu. O funcionário usou um modelo padrão, digitou em cima dele e esqueceu de deletar o restante. Já publicamos hoje a correção de publicação, decretando ponto facultativo. O luto foi há uns 20 dias e foi um lapso do pessoal jurídico na hora da digitação", garantiu o prefeito.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

'Preocupação era a integridade física', diz pai que buscou filho em protesto



O Fantástico conversou com os pais que, ao reconhecerem o filho na TV em protesto em SP, foram até o local para convencê-lo a voltar pra casa.

Uma cena se destacou no dia da abertura da Copa. Em um protesto em São Paulo, um pai deu uma bronca no filho, para que o jovem saísse da manifestação.
Pai e filho discutindo a relação para o Brasil inteiro ver! O Fantástico foi conhecer essa família da zona leste de São Paulo.
Pai: Renan, vamos pra casa, por favor, Renan!
Renan: É meu direito, deixa eu ir atrás dos meus direitos.
Pai: Não, chega! Por favor, Renan. Você tem 16 anos, você é meu filho.

Em meio a tantas manifestações contra a Copa do Mundo, que começou na quinta-feira (12), uma chamou a atenção em São Paulo: uma cena comovente em que os pais de um menino de 16 anos, desesperados, foram até o protesto para tentar convencê-lo a voltar para casa.
Foram quase dez minutos de discussão em família no meio do protesto.
Pai: Quando ele pagar as contas dele, ele pode protestar.
No dia seguinte à confusão, o Fantástico encontrou a família reunida em casa, em um clima mais tranquilo.
Seu Osvaldo, motorista. Dona Edilene, professora. Dois filhos: Raquel, de 11 anos, e Renan, 16 anos. Uma família como tantas outras.
Edilene Molina Ruz Paldi, funcionária pública: Na noite anterior, ele disse para mim que numa pista de skate aqui perto de casa. A gente levantou um pouco mais tarde, tomou café e sentou pra ver o jornal. Eles começam a falar sobre o protesto que estava tendo no Metrô Carrão. Aí eu já fiquei esperta...
Fantástico: Metrô carrão, aqui perto, né, aqui na zona leste, você já ficou ligada.
O estádio onde aconteceu a partida inaugural da Copa fica próximo à casa da família. E pra lá estavam voltados os olhos e a atenção de todos naquela quinta-feira, dia da estreia do Brasil e de algumas manifestações.
Mãe: Eu olhei, pela roupa que ele estava, eu reconheci meu filho.
Os pais, preocupados, foram atrás.
Pai: Ele é meu filho, ele é meu filho.
Ranan: Eu estou no meu direito, deixa eu protestar.
Pai: Você é meu filho, você não foi criado pra isso, eu trabalho para te sustentar, não é pra você esconder a cara. 

Fantástico: Não foi a primeira vez que você participou de manifestação?
Renan Molina Ruz Paldi, estudante: Não. Sempre participei.
Pai: Minha preocupação, qual que era? A integridade física dele. Por isso que a gente foi.
Renan: Deixa eu ir atrás, você não estava falando comigo, por você veio falar agora?
Pai: Eu me preocupo com você, porque eu te amo, cara
Renan: Eu tô vendo, deixa eu ir ali.
Pai: Porque você mora aqui, eu não quero que você se machuque

Renan: No movimento do passe livre, dos vinte centavos, minha mãe chegou até a ir em manifestações comigo.
Mãe: É, quando era aquela coisa pacífica, né? Eu vendo esse protesto, eu achei que ele já se descaracterizou. Ele já se perdeu.
Pai: A partir do momento que cobre o rosto e parte pro vandalismo, eu sou totalmente contrário, eu sou totalmente contrário. Não foi essa educação que a gente deu pra ele.
Pai: Não é você que vai mudar o mundo meu filho.
Renan: Mas eu tento, eu tô fazendo a minha parte.

Mãe: É, enquanto a gente vê que tem muito adolescente que não tá nem aí pra o que tá acontecendo, nós temos um em casa que tá totalmente preocupado com o que tá acontecendo ao nosso redor, né?
Renan: Eu vou fazer o quê Deixar passar da hora? Eu quero uma coisa digna.
Pai: Não vai passar da hora.
Renan: O que eu faço é de uma forma rebelde. Meu pai não gosta de rebeldia.
Fantástico: Você não vai desistir do seu filho?
Mãe: Não, eu já falei isso pra ele. Aconteça o que acontecer, eu não desisto dele.
Fantástico: Você confia na educação que eles estão te dando?
Renan: Confio. Querendo ou não, é pai e mãe. Eles estão sempre certos.
Mas, apesar de concordar com os pais, Renan deixa uma incerteza no ar.
Fantástico: O que você pretende dizer a eles em relação a isso se você já viu o susto e o sufoco que eles passaram vendo você ali?
Renan: Meu, pra mudar isso aqui, eu faço tudo.
Fantástico: É, então é complicado.G1.

JOVEM AFOGADENSE DESAPARECIDA PODE TER SIDO VITIMA DE TRAFICO HUMANO


A família da Jovem Bárbara Souza da Silva, de apenas 15, procurou neste domingo 15, a Delegacia de Policia Civil de Afogados da Ingazeira para fazer o Boletim de Ocorrência do desaparecimento da mesma, que desapareceu desde ontem em Afogados da Ingazeira.
Segundo informações preliminares, Bárbara já vinha saindo com um grupo de mulheres  a alguns meses falando para a família que estaria fazendo cursos em Triunfo e Recife, porém há quem diga que a garota já estaria sendo coagida. O ultimo contato de Bárbara com a mãe aconteceu  a dias atrás quando a mesma afirmou que estaria trabalhando na casa de uma senhora de nome Margarida e que em breve voltaria pra casa. Devido isso, há a suspeita de que a mesma tenha sido vitima de tráfico humano.
No sábado 14, Bárbara ligou para a família afirmando seu retorno, mas por volta de meia hora depois enviou uma mensagem para a mãe Dona Lenice Nunes de Souza, moradora do Conjunto Habitacional Governador Miguel Arraes que uma mulher a teria carregado. Foi o ultimo contato com a família.


Quem tiver informações sobre o paradeiro da Bárbara Souza, também conhecida por Bárbara Ramos, entrar em contato pelo telefone ; 87- 3838-8960.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Antes da Copa, polícia intensifica blitze contra exploração sexual infantil G1 levantou dados de pelo menos 39 operações nas 12 cidades-sede. No Rio, 5 meninas foram resgatadas da prostituição na semana passada. Ana Carolina Moreno, Fred Carvalho, Lucas Nanini e Luna Markman Do G1, em São Paulo, Natal, Brasília e Recife Aos 17, Joana (nome fictício) foi levada contra a vontade a um ponto de prostituição em Pernambuco (Foto: Mariana Frazão/TV Globo)Aos 17, Joana (nome fictício) foi levada contra a vontade a um ponto de prostituição em Pernambuco (Foto: Mariana Frazão/TV Globo) saiba mais Ouça o que dizem mulheres que sofreram violência sexual na infância Só duas das 12 cidades da Copa têm o mínimo de conselhos tutelares 10 mil sites foram denunciados por pornografia infantil em 2014, diz ONG Em Pernambuco, problema preocupa as entidades sociais Nove dias antes da abertura da Copa do Mundo, e a apenas 2 km do Maracanã, duas adolescentes de 17 anos foram encontradas em situação de prostituição infanto-juvenil pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. As meninas estavam sendo oferecidas por R$ 50, dentro de um recinto escondido e trancado com cadeado na Vila Mimosa, famoso ponto de prostituição da cidade. Antecipando o esperado aumento das denúncias de exploração sexual infantil durante a competição, as delegacias especializadas em crimes contra crianças e adolescentes das 12 cidades-sede intensificaram as operações de fiscalização de prostituição. Levantamento feito pelo G1 nas 12 cidades mostra que, desde março, pelo menos 39 operações conjuntas da polícia, conselhos tutelares e varas da infância foram realizadas, resultando no resgate de pelo menos 20 menores de idade. Fiscalização em Natal no dia 30 de maio visitou 18 de 30 cabarés mapeados pela polícia local (Foto: G1 RN)Fiscalização em Natal em 30 de maio visitou 18 de 30 cabarés mapeados pela polícia (Foto: G1 RN) Segundo os delegados, as garotas encontradas em pontos de prostituição, bares e hotéis geralmente estão sem documento ou usam documento falsificado. A maioria dos resgates só acontece quando os policiais se passam por clientes para se aproximar das jovens. Em algumas cidades, a operação reunindo equipes grandes e uniformizadas serve para mostrar que os locais estão sendo observados e inibir a ação de aliciadores. Em outras, as denúncias são apuradas por investigadores infiltrados, com o intuito de prender exploradores em flagrante –a maior chance de comprovar o crime. No Distrito Federal, as investigações levaram à prisão, nesta terça-feira (10), de um homem de 51 anos suspeito de explorar sexualmente diversas garotas de 13 a 17 anos. Segundo a delegada, o homem fazia festas em Samambaia e São Sebastião, onde ele supostamente oferecia as meninas para prostituição. Em Natal, uma operação feita no dia 30 de maio e acompanhada pelo G1 visitou 18 dos 30 cabarés identificados pela polícia na cidade. Todas as mulheres encontradas pela equipe de cinco policiais civis, cinco policiais militares e dez agentes do Poder Judiciário tiveram os documentos checados. Quando são encontradas desacompanhadas, as menores de idade são levadas pela polícia até a delegacia, onde são ouvidas na presença de um conselheiro tutelar e entregues aos pais ou responsáveis legais. Operações em busca de menores em risco contam com a polícia, conselheiros tutelares e varas da infância (Foto: G1 RN)Operações em busca de menores em risco contam com a polícia, conselheiros tutelares e varas da infância (Foto: Henrique Dovalle/G1 RN) A reportagem conversou com duas trans (termo usado para identificar travestis, transexuais ou transgêneros) que trabalhavam como prostitutas em um dos locais vistoriados. Na entrevista, ambas disseram que haviam entrado para a prostituição quando ainda eram menores de idade. O motivo era a promessa de dinheiro fácil. A trans Larissa, de 19 anos, diz que se prostitui desde os 14 (Foto: Fred Carvalho/G1 RN)A trans Larissa, de 19 anos, diz que se prostitui desde os 14 (Foto: Henrique Dovalle/G1 RN) "Não era isso que eu queria da minha vida, mas é assim que estou conseguindo pagar minhas contas", afirma Larissa, nome de rua de uma trans de 19 anos, que disse ter começado aos 14. Raquel, de 18 e também trans, afirmou que as primeiras relações com meninos foram aos 13. "Depois de algum tempo, vi que poderia ganhar dinheiro e passei a cobrar, a fazer programas. Faço tudo o que o cliente quiser por R$ 80." Além da exploração sexual infantil, as autoridades dizem que as denúncias mais frequentes são de oferecimento de bebida alcoólica para menores de idade e lesão corporal intrafamiliar (quando agressores têm parentesco com a vítima). Em Curitiba, uma operação feita na penúltima semana de maio terminou com alguns adolescentes encaminhados para casa e uma pessoa foi levada à delegacia para assinar um termo circunstanciado (vender bebida para menores não é um crime de alto potencial ofensivo). 20 dias de exploração Na última terça-feira (3), a operação no Rio, que durou quatro horas e meia, terminou com a prisão de três pessoas. "Estávamos investigando a chegada dessas adolescentes havia 20 dias. Policiais descaracterizados passaram a frequentar o local para realização de levantamentos sobre quem aliciava as jovens e para onde as meninas iriam", afirmou ao G1 o delegado da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), Marcello Maia (assista, no vídeo acima, reportagem da GloboNews de segunda-feira, 9, sobre a exploração sexual infantil no Rio de Janeiro). Um dos presos foi apontado pela polícia como o proprietário do estabelecimento, prostíbulo com adesivos alusivos a sexo e cartazes anunciando o valor do programa e o preço do aluguel do quarto (R$ 12). Segundo as autoridades, o homem é conhecido na região como "Rei das Novinhas", e a investigação apontou que ele andava bem vestido e ostentando objetos de ouro usados para convencer as garotas abordadas que a prostituição lhes renderia dinheiro fácil. No Rio, policiais infiltrados conseguiram flagrar prostíbulo que explorava menores (Foto: Divulgação/DCAV-RJ)No Rio, policiais infiltrados flagraram prostíbulo que explorava menores (Foto: Divulgação/DCAV-RJ) Na carteira dele, a polícia encontrou R$ 1.330. No celular, fotos e vídeos com cenas de sexo com crianças. Além de suspeito de aliciar adolescentes e faturar com a prostituição delas, ele é suspeito de provocar aborto em uma menina de 16 anos, corrupção de menores, receptação de veículo roubado e adulteração de sinal identificador de veículos. Também foi presa uma mulher de 22 anos, suspeita de atuar como gerente do prostíbulo, recebendo os clientes e aliciando jovens, e um homem de 21 anos flagrado no meio do programa com uma das adolescentes. Documento apreendido pela DCAV-RJ mostra que a casa mantinha um controle de caixa com detalhes de todos os programas das mulheres oferecidas aos clientes. As duas menores de idade usavam os nomes falsos Michele e Júlia. Entre as 19h15 de 16 de maio e as 6h do dia 17, por exemplo, o documento mostra que Michele atendeu cinco clientes e Júlia, dois. Nessa noite, os programas duraram entre 20 e 30 minutos e cada um rendeu aos aliciadores entre R$ 40 e R$ 50. Segundo Maia, uma das jovens chegou a mentir a idade. Uma delas é analfabeta e chegou à prostituição há dois meses. A outra mencionou que estava nessa situação "já tinha algum tempo", afirmou ele. Ambas foram encaminhadas aos conselhos tutelares de suas regiões, para que fossem reunidas com os pais. Na noite de quarta-feira (4), policiais infiltrados que vistoriavam o bairro de Copacabana prenderam em flagrante um representante comercial de 43 anos combinando um programa com uma adolescente de 17 anos. A jovem confirmou que entrou no carro do homem após concordar em passar 30 minutos com ele em troca de R$ 100. A adolescente, moradora de Mesquita, foi entregue aos pais na mesma noite. Ela foi uma de três jovens resgatadas de situações de prostituição infantojuvenil em Copacabana na semana passada. Documento apreendido na Vila Mimosa mostra controle detalhado dos programas feitos pelas adolescentes (Foto: Divulgação/DCAV-RJ)Documento apreendido na Vila Mimosa mostra controle detalhado dos programas feitos pelas adolescentes (Foto: Divulgação/DCAV-RJ) No Rio, adolescentes eram prostituídas por R$ 50 (Foto: Divulgação/DCAV-RJ)No Rio, adolescentes eram prostituídas por R$ 50 (Foto: Divulgação/DCAV-RJ) Prisões são raras "Exploração sexual é delicada, porque depende de pegar o intermediador", explicou ao G1 a delegada Luciana Novaes, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) do Paraná. Segundo ela, em 2014 mais de 350 inquéritos foram abertos pelo Nucria, sendo que a denúncia mais comum é de estupro de vulnerável, quando a violação é cometida contra menores de 14 anos. "Pode ser que mude durante a Copa, pode ser que as adolescentes fiquem expostas a esses eventos públicos. Mas até agora nosso maior índice de estupro é de vulnerável", diz ela. No Recife, o gestor do Departamento de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) de Pernambuco, Zanelli Alencar, afirmou que não há inquéritos investigando rede de aliciadores de crianças e adolescentes no estado. Até abril deste ano, quatro pessoas foram presas por favorecer a prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes. "Este é um crime difícil de ser apurado porque requer o flagrante. Geralmente, são jovens que têm um histórico com problema familiar e moram na rua, então um adulto remunera de alguma forma o sexo com este menor, comercializa o corpo dele", explicou Zanelli. O gestor diz que a maioria dos inquéritos são registrados como estupro de vulnerável porque, além de ser mais fácil de comprovar, a pena é mais dura. Entre 2012 e junho de 2013, a polícia chegou a encontrar cerca de 70 casos de adolescentes em situação de prostituição, sendo que, em algumas ocasiões, a mesma garota já encaminhada a um conselho tutelar voltava a ser encontrada nas ruas da cidade novamente. Este é um crime difícil de ser apurado porque requer o flagrante. Geralmente, são jovens que têm um histórico com problema familiar e moram na rua, então um adulto remunera de alguma forma o sexo com este menor, comercializa o corpo dele" Zanelli Alencar, Gestor do DPCA, em Pernambuco Mais da metade dos processos nas varas de infância em Pernambuco são relacionados a crime sexual. Na Copa, uma rede especializada vai atender ocorrências com crianças e adolescentes. "Teremos dois postos na Arena Pernambuco, um posto do DPCA no Centro do Recife, a Central de Plantões e o próprio DPCA, além de ações de conscientização em hotéis pela Delegacia do Turista", explicou o delegado Bruno Chacon. Em Porto Alegre, Elisa Ferreira de Souza, delegada assistente da Delegacia para Criança e Adolescente Vítima (DPCAV), afirmou que, entre abril e maio, quatro operações foram feitas no Centro da capital gaúcha, no bairro Intercap, na Orla do Guaíba e em motéis e drive-ins da cidade. Segundo a delegada, as operações serão intensificadas durante o evento, com o reforço de policiais civis do interior do Rio Grande do Sul. A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas afirmou que, desde agosto de 2013, sete operações foram feitas em Manaus para fiscalizar "bares e hotéis que serviam como pontos de prostituição infantil e adulta, além de tráfico de drogas". A secretaria não soube precisar o número de adolescentes resgatadas nessa situação, mas afirmou que "famílias inteiras participavam dessas atividades ilícitas". Os menores de idade e seus familiares em situação de vulnerabilidade foram inseridos em programas governamentais. Em Brasília, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) explica que a região está fora da rota de turismo sexual do Brasil. Por isso, casos de violência sexual infantil com fins de exploração são menos comuns. Nas últimas semanas, a delegacia conseguiu pelo menos quatro mandados de prisão relacionados a estupro de vulnerável, mas não há comprovação sobre a possibilidade de essa violação ser relacionada à exploração. A delegada Valéria Martirena, de Brasília, diz que a região não está na rota do turismo sexual (Foto: Lucas Nanini/G1 DF)A delegada Valéria Martirena, de Brasília, diz que a região não está na rota do turismo sexual (Foto: Lucas Nanini/G1 DF) "Há casos de meninas que são exploradas em troca de drogas. Nesse caso, a situação é mais complexa. A investigação acaba ficando com a Cord [Coordenação de Repressão a Drogas]", disse ela ao G1. "Quanto mais perto dos 18 anos, mais comprometimento elas têm e mais difícil é identificar, pois elas precisam daquele dinheiro." Antes da Copa do Mundo, a DPCA em Brasília fez um trabalho de orientação com a rede hoteleira e com os taxistas do Distrito Federal sobre como identificar um explorador sexual e como denunciar possíveis casos. Em Cuiabá, a assessoria de imprensa da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso informou que a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) recebeu o reforço de 11 investigadores durante o período da Copa. O objetivo é "manter plantão de atendimento a demanda que possa ocorrer de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de fiscalização de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, hotéis, motéis e outros pontos com denúncias, além de averiguar todas as denúncias repassadas pelo Disque 100 e os conselhos tutelares". A delegacia especializada de Belo Horizonte também afirmou que receberá reforços de policiais do interior durante o mundial, e que as forças policiais trabalharão em plantões entre as 8h30 e a meia-noite. Em Fortaleza, as diversas forças de segurança e entidades que defendem os direitos das crianças e adolescentes foram às ruas para fiscalizar bares e restaurantes nos dias 8 e 29 de maio. Em Salvador, a polícia afirma que os casos mais frequentes são de adolescentes que se prostituem nas vias públicas, e que há menos denúncias sobre casos em hotéis e prostíbulos. Durante a Copa do Mundo, a mesma operação de fiscalização nas vias públicas feita durante o verão será retomada, com reforço de policiais e escalas extras de plantão. Em São Paulo, a Câmara dos Vereadores aprovou, neste ano, o relatório final de uma CPI que investigou denúncias de exploração sexual infantil em três locais da cidade: o terminal de cargas Fernão Dias, o Ceagesp e a área no entorno do Itaquerão. Palco da abertura da Copa, ele fica perto de uma favela onde, mesmo antes do início das obras do estádio, a polícia já recebia denúncias de prostituição de meninas menores de idade. Entre as recomendações dos vereadores está a "garantia de orçamento para a revisão e a efetivação do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Porém, não houve detalhamento de quanto dinheiro seria destinado a essa política. A Secretaria de Segurança Pública não informou se operações contra a exploração sexual infantil estavam sendo realizadas na capital antes da Copa, mas afirmou que qualquer delegacia de polícia pode registrar e investigar esse tipo de caso, inclusive as delegacias de Defesa da Mulher. Ainda de acordo com a secretaria, policiais militares que atuarão em grandes eventos passaram, desde o ano passado, por um curso de enfrentamento ao tráfico de pessoas, exploração sexual e riscos inerentes ao turismo.


G1 levantou dados de pelo menos 39 operações nas 12 cidades-sede.
No Rio, 5 meninas foram resgatadas da prostituição na semana passada.

Ana Carolina Moreno, Fred Carvalho, Lucas Nanini e Luna Markman Do G1, em São Paulo, Natal, Brasília e Recife
Aos 17, Joana (nome fictício) foi levada contra a vontade a um ponto de prostituição em Pernambuco (Foto: Mariana Frazão/TV Globo)Aos 17, Joana (nome fictício) foi levada contra a vontade a um ponto de prostituição em Pernambuco
(Foto: Mariana Frazão/TV Globo)
Nove dias antes da abertura da Copa do Mundo, e a apenas 2 km do Maracanã, duas adolescentes de 17 anos foram encontradas em situação de prostituição infanto-juvenil pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. As meninas estavam sendo oferecidas por R$ 50, dentro de um recinto escondido e trancado com cadeado na Vila Mimosa, famoso ponto de prostituição da cidade.
Antecipando o esperado aumento das denúncias de exploração sexual infantil durante a competição, as delegacias especializadas em crimes contra crianças e adolescentes das 12 cidades-sede intensificaram as operações de fiscalização de prostituição. Levantamento feito pelo G1 nas 12 cidades mostra que, desde março, pelo menos 39 operações conjuntas da polícia, conselhos tutelares e varas da infância foram realizadas, resultando no resgate de pelo menos 20 menores de idade.
Fiscalização em Natal no dia 30 de maio visitou 18 de 30 cabarés mapeados pela polícia local (Foto: G1 RN)Fiscalização em Natal em 30 de maio visitou 18 de
30 cabarés mapeados pela polícia (Foto: G1 RN)
Segundo os delegados, as garotas encontradas em pontos de prostituição, bares e hotéis geralmente estão sem documento ou usam documento falsificado. A maioria dos resgates só acontece quando os policiais se passam por clientes para se aproximar das jovens.
Em algumas cidades, a operação reunindo equipes grandes e uniformizadas serve para mostrar que os locais estão sendo observados e inibir a ação de aliciadores. Em outras, as denúncias são apuradas por investigadores infiltrados, com o intuito de prender exploradores em flagrante –a maior chance de comprovar o crime.
No Distrito Federal, as investigações levaram à prisão, nesta terça-feira (10), de um homem de 51 anos suspeito de explorar sexualmente diversas garotas de 13 a 17 anos. Segundo a delegada, o homem fazia festas em Samambaia e São Sebastião, onde ele supostamente oferecia as meninas para prostituição.
Em Natal, uma operação feita no dia 30 de maio e acompanhada pelo G1 visitou 18 dos 30 cabarés identificados pela polícia na cidade. Todas as mulheres encontradas pela equipe de cinco policiais civis, cinco policiais militares e dez agentes do Poder Judiciário tiveram os documentos checados. Quando são encontradas desacompanhadas, as menores de idade são levadas pela polícia até a delegacia, onde são ouvidas na presença de um conselheiro tutelar e entregues aos pais ou responsáveis legais.
Operações em busca de menores em risco contam com a polícia, conselheiros tutelares e varas da infância (Foto: G1 RN)Operações em busca de menores em risco contam
com a polícia, conselheiros tutelares e varas da
infância (Foto: Henrique Dovalle/G1 RN)
A reportagem conversou com duas trans (termo usado para identificar travestis, transexuais ou transgêneros) que trabalhavam como prostitutas em um dos locais vistoriados. Na entrevista, ambas disseram que haviam entrado para a prostituição quando ainda eram menores de idade. O motivo era a promessa de dinheiro fácil.
A trans Larissa, de 19 anos, diz que se prostitui desde os 14 (Foto: Fred Carvalho/G1 RN)A trans Larissa, de 19 anos, diz que se prostitui
desde os 14 (Foto: Henrique Dovalle/G1 RN)
"Não era isso que eu queria da minha vida, mas é assim que estou conseguindo pagar minhas contas", afirma Larissa, nome de rua de uma trans de 19 anos, que disse ter começado aos 14. Raquel, de 18 e também trans, afirmou que as primeiras relações com meninos foram aos 13. "Depois de algum tempo, vi que poderia ganhar dinheiro e passei a cobrar, a fazer programas. Faço tudo o que o cliente quiser por R$ 80."
Além da exploração sexual infantil, as autoridades dizem que as denúncias mais frequentes são de oferecimento de bebida alcoólica para menores de idade e lesão corporal intrafamiliar (quando agressores têm parentesco com a vítima). Em Curitiba, uma operação feita na penúltima semana de maio terminou com alguns adolescentes encaminhados para casa e uma pessoa foi levada à delegacia para assinar um termo circunstanciado (vender bebida para menores não é um crime de alto potencial ofensivo).
20 dias de exploração
Na última terça-feira (3), a operação no Rio, que durou quatro horas e meia, terminou com a prisão de três pessoas. "Estávamos investigando a chegada dessas adolescentes havia 20 dias. Policiais descaracterizados passaram a frequentar o local para realização de levantamentos sobre quem aliciava as jovens e para onde as meninas iriam", afirmou ao G1 o delegado da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), Marcello Maia (assista, no vídeo acima, reportagem da GloboNews de segunda-feira, 9, sobre a exploração sexual infantil no Rio de Janeiro).
Um dos presos foi apontado pela polícia como o proprietário do estabelecimento, prostíbulo com adesivos alusivos a sexo e cartazes anunciando o valor do programa e o preço do aluguel do quarto (R$ 12). Segundo as autoridades, o homem é conhecido na região como "Rei das Novinhas", e a investigação apontou que ele andava bem vestido e ostentando objetos de ouro usados para convencer as garotas abordadas que a prostituição lhes renderia dinheiro fácil.
No Rio, policiais infiltrados conseguiram flagrar prostíbulo que explorava menores (Foto: Divulgação/DCAV-RJ)No Rio, policiais infiltrados flagraram prostíbulo
que explorava menores (Foto: Divulgação/DCAV-RJ)
Na carteira dele, a polícia encontrou R$ 1.330. No celular, fotos e vídeos com cenas de sexo com crianças. Além de suspeito de aliciar adolescentes e faturar com a prostituição delas, ele é suspeito de provocar aborto em uma menina de 16 anos, corrupção de menores, receptação de veículo roubado e adulteração de sinal identificador de veículos.
Também foi presa uma mulher de 22 anos, suspeita de atuar como gerente do prostíbulo, recebendo os clientes e aliciando jovens, e um homem de 21 anos flagrado no meio do programa com uma das adolescentes.
Documento apreendido pela DCAV-RJ mostra que a casa mantinha um controle de caixa com detalhes de todos os programas das mulheres oferecidas aos clientes. As duas menores de idade usavam os nomes falsos Michele e Júlia. Entre as 19h15 de 16 de maio e as 6h do dia 17, por exemplo, o documento mostra que Michele atendeu cinco clientes e Júlia, dois. Nessa noite, os programas duraram entre 20 e 30 minutos e cada um rendeu aos aliciadores entre R$ 40 e R$ 50.
Segundo Maia, uma das jovens chegou a mentir a idade. Uma delas é analfabeta e chegou à prostituição há dois meses. A outra mencionou que estava nessa situação "já tinha algum tempo", afirmou ele. Ambas foram encaminhadas aos conselhos tutelares de suas regiões, para que fossem reunidas com os pais.
Na noite de quarta-feira (4), policiais infiltrados que vistoriavam o bairro de Copacabana prenderam em flagrante um representante comercial de 43 anos combinando um programa com uma adolescente de 17 anos. A jovem confirmou que entrou no carro do homem após concordar em passar 30 minutos com ele em troca de R$ 100. A adolescente, moradora de Mesquita, foi entregue aos pais na mesma noite. Ela foi uma de três jovens resgatadas de situações de prostituição infantojuvenil em Copacabana na semana passada.
Documento apreendido na Vila Mimosa mostra controle detalhado dos programas feitos pelas adolescentes (Foto: Divulgação/DCAV-RJ)Documento apreendido na Vila Mimosa mostra controle detalhado dos programas feitos pelas adolescentes (Foto: Divulgação/DCAV-RJ)
No Rio, adolescentes eram prostituídas por R$ 50 (Foto: Divulgação/DCAV-RJ)No Rio, adolescentes eram prostituídas por R$ 50
(Foto: Divulgação/DCAV-RJ)
Prisões são raras
"Exploração sexual é delicada, porque depende de pegar o intermediador", explicou ao G1 a delegada Luciana Novaes, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) do Paraná. Segundo ela, em 2014 mais de 350 inquéritos foram abertos pelo Nucria, sendo que a denúncia mais comum é de estupro de vulnerável, quando a violação é cometida contra menores de 14 anos. "Pode ser que mude durante a Copa, pode ser que as adolescentes fiquem expostas a esses eventos públicos. Mas até agora nosso maior índice de estupro é de vulnerável", diz ela.
No Recife, o gestor do Departamento de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) de Pernambuco, Zanelli Alencar, afirmou que não há inquéritos investigando rede de aliciadores de crianças e adolescentes no estado. Até abril deste ano, quatro pessoas foram presas por favorecer a prostituição e exploração sexual de crianças e adolescentes. "Este é um crime difícil de ser apurado porque requer o flagrante. Geralmente, são jovens que têm um histórico com problema familiar e moram na rua, então um adulto remunera de alguma forma o sexo com este menor, comercializa o corpo dele", explicou Zanelli.
O gestor diz que a maioria dos inquéritos são registrados como estupro de vulnerável porque, além de ser mais fácil de comprovar, a pena é mais dura. Entre 2012 e junho de 2013, a polícia chegou a encontrar cerca de 70 casos de adolescentes em situação de prostituição, sendo que, em algumas ocasiões, a mesma garota já encaminhada a um conselho tutelar voltava a ser encontrada nas ruas da cidade novamente.
Este é um crime difícil de ser apurado porque requer o flagrante. Geralmente, são jovens que têm um histórico com problema familiar e moram na rua, então um adulto remunera de alguma forma o sexo com este menor, comercializa o corpo dele"
Zanelli Alencar,
Gestor do DPCA, em Pernambuco
Mais da metade dos processos nas varas de infância em Pernambuco são relacionados a crime sexual. Na Copa, uma rede especializada vai atender ocorrências com crianças e adolescentes. "Teremos dois postos na Arena Pernambuco, um posto do DPCA no Centro do Recife, a Central de Plantões e o próprio DPCA, além de ações de conscientização em hotéis pela Delegacia do Turista", explicou o delegado Bruno Chacon.
Em Porto Alegre, Elisa Ferreira de Souza, delegada assistente da Delegacia para Criança e Adolescente Vítima (DPCAV), afirmou que, entre abril e maio, quatro operações foram feitas no Centro da capital gaúcha, no bairro Intercap, na Orla do Guaíba e em motéis e drive-ins da cidade. Segundo a delegada, as operações serão intensificadas durante o evento, com o reforço de policiais civis do interior do Rio Grande do Sul.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas afirmou que, desde agosto de 2013, sete operações foram feitas em Manaus para fiscalizar "bares e hotéis que serviam como pontos de prostituição infantil e adulta, além de tráfico de drogas". A secretaria não soube precisar o número de adolescentes resgatadas nessa situação, mas afirmou que "famílias inteiras participavam dessas atividades ilícitas". Os menores de idade e seus familiares em situação de vulnerabilidade foram inseridos em programas governamentais.
Em Brasília, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) explica que a região está fora da rota de turismo sexual do Brasil. Por isso, casos de violência sexual infantil com fins de exploração são menos comuns. Nas últimas semanas, a delegacia conseguiu pelo menos quatro mandados de prisão relacionados a estupro de vulnerável, mas não há comprovação sobre a possibilidade de essa violação ser relacionada à exploração.
A delegada Valéria Martirena, de Brasília, diz que a região não está na rota do turismo sexual (Foto: Lucas Nanini/G1 DF)A delegada Valéria Martirena, de Brasília, diz que a
região não está na rota do turismo sexual
(Foto: Lucas Nanini/G1 DF)
"Há casos de meninas que são exploradas em troca de drogas. Nesse caso, a situação é mais complexa. A investigação acaba ficando com a Cord [Coordenação de Repressão a Drogas]", disse ela ao G1. "Quanto mais perto dos 18 anos, mais comprometimento elas têm e mais difícil é identificar, pois elas precisam daquele dinheiro."
Antes da Copa do Mundo, a DPCA em Brasília fez um trabalho de orientação com a rede hoteleira e com os taxistas do Distrito Federal sobre como identificar um explorador sexual e como denunciar possíveis casos.
Em Cuiabá, a assessoria de imprensa da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso informou que a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) recebeu o reforço de 11 investigadores durante o período da Copa. O objetivo é "manter plantão de atendimento a demanda que possa ocorrer de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de fiscalização de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, hotéis, motéis e outros pontos com denúncias, além de averiguar todas as denúncias repassadas pelo Disque 100 e os conselhos tutelares".
A delegacia especializada de Belo Horizonte também afirmou que receberá reforços de policiais do interior durante o mundial, e que as forças policiais trabalharão em plantões entre as 8h30 e a meia-noite. Em Fortaleza, as diversas forças de segurança e entidades que defendem os direitos das crianças e adolescentes foram às ruas para fiscalizar bares e restaurantes nos dias 8 e 29 de maio. Em Salvador, a polícia afirma que os casos mais frequentes são de adolescentes que se prostituem nas vias públicas, e que há menos denúncias sobre casos em hotéis e prostíbulos. Durante a Copa do Mundo, a mesma operação de fiscalização nas vias públicas feita durante o verão será retomada, com reforço de policiais e escalas extras de plantão.
Em São Paulo, a Câmara dos Vereadores aprovou, neste ano, o relatório final de uma CPI que investigou denúncias de exploração sexual infantil em três locais da cidade: o terminal de cargas Fernão Dias, o Ceagesp e a área no entorno do Itaquerão. Palco da abertura da Copa, ele fica perto de uma favela onde, mesmo antes do início das obras do estádio, a polícia já recebia denúncias de prostituição de meninas menores de idade. Entre as recomendações dos vereadores está a "garantia de orçamento para a revisão e a efetivação do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Porém, não houve detalhamento de quanto dinheiro seria destinado a essa política.
A Secretaria de Segurança Pública não informou se operações contra a exploração sexual infantil estavam sendo realizadas na capital antes da Copa, mas afirmou que qualquer delegacia de polícia pode registrar e investigar esse tipo de caso, inclusive as delegacias de Defesa da Mulher. Ainda de acordo com a secretaria, policiais militares que atuarão em grandes eventos passaram, desde o ano passado, por um curso de enfrentamento ao tráfico de pessoas, exploração sexual e riscos inerentes ao turismo.

Armando recebe o apoio do presidenciável Pastor Everaldo (PSC)


 
ENCONTRO COM PASTORES DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS - CONGREGACAO
Convidado para um café-da-manhã ao lado pré-candidato à presidência da República, Pastor Everaldo (PSC), o pré-candidato ao governo de Pernambuco, senador Armando Monteiro (PTB), recebeu nesta terça-feira (10) o apoio do presidenciável e também da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério Madureira (CONAMAD), uma das maiores congregações evangélicas do País. A convenção reúne em Pernambuco mais de 25 mil fiéis, de 700 igrejas. Participaram do encontro 120 pastores evangélicos.
Presidente nacional da CONAMAD, o pastor Manoel Ferreira justificou o apoio a Armando Monteiro apontando as qualidades do pré-candidato ao governo de Pernambuco. Ex-deputado federal pelo PTB, Manoel Ferreira foi colega de bancada de Armando ainda na Câmara de Deputados. “Fui vice-líder do PTB, mas me sentia aluno de Armando. Ele é um homem público em quem se deve confiar, pois tem seriedade, palavra”, elogiou, aconselhando o público presente a “abraçar Armando”.
O presidenciável Pastor Everaldo disse que em Pernambuco apoia a pré-candidatura de Armando Monteiro por duas razões: “Primeiro porque recebi este pedido de meu líder, Manoel Ferreira. Mas também porque tenho a convicção de que ele representa o melhor para Pernambuco. O PSC está irmanado em torno do nome de Armando”, reforçou.
O presidenciável destacou duas áreas que tornam a sua postulação nacional sintonizada com a de Armando Monteiro em Pernambuco: a preocupação com a qualidade da educação e o combate ao aumento de impostos.
Mesmo apoiando a pré-candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), Armando Monteiro disse reconhecer a absoluta legitimidade da postulação do Pastor Everaldo e elogiou a firmeza com que ele defende este projeto. “O Pastor Everaldo não faz discursos ambíguos e inconsistentes”, afirmou.
Aos pastores presentes, que representaram comunidades como as do Alto José Bonifácio e Chagas Ferreira, no Recife, e Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, Armando lembrou que o crescimento econômico de Pernambuco deve ser acompanhado do verdadeiro desenvolvimento, incluindo as pessoas. “Pernambuco ainda precisa avançar. O pernambucano ainda tem uma renda salarial média de R$ 140”, exemplificou.
Também participaram do encontro com os pastores evangélicos o deputado federal Silvio Costa (PSC), o deputado federal e pré-candidato ao Senado, João Paulo (PT) e o deputado estadual Silvio Costa (PTB).

Homem é preso após estupro de uma menor, embaixo da ponte sobre o Rio Pajeú

A menor M.E.S. 12 anos foi vítima de um suposto estupro, embaixo da ponte do Rio Pajeú, em Calumbi, no Sertão de Pernambuco na noite dessa segunda (09).

O pai da vítima, segundo o povo com a notícia, o acusa um homem de 34 anos. O acusado reside na COHAB 02 e teria arrastada a criança a força para debaixo da ponte, que corta o rio, e lá teria mantido relação sexual a força com a menor.

Diante das informações os policiais militares saíram em diligencias e encontrou o suspeito em uma estrada de terra, e após captura-lo, o mesmo confessou para o efetivo que tinha feito sexo com a menor, diante dos fatos aqui narrados, os envolvidos foram conduzidos a DP de Serra Talhada para as medidas cabíveis.  Calumbi: Menor de 12 anos é estuprada por agricultor



Em ação conjunta, polícias desarticulam quadrilha de assaltantes que agiam em Afogados


Em virtude dos assaltos a mão armada que estavam ocorrendo em Afogados da Ingazeira nos últimos dias, o  Serviço de Inteligência do 23ºBPM vinha acompanhando a relação de suspeitos oriundos desta área, com elementos que estariam vindo do Agreste do Estado (Pesqueira) para realizar crimes.
No fim de semana, dois estabelecimentos comerciais foram assaltados por homens com as mesmas características, sempre utilizando uma moto Bross de cor vermelha. Em uma das ações na noite do último sábado (7), disparos chegaram a ser efetuados em uma mercearia que tinha um anexo como casa de jogos. Uma pizzaria e outros comerciantes também haviam sido vítimas da quadrilha.
O Serviço de Inteligência conseguiu localizar duas residências localizadas no bairro Izídio Leite, as quais estariam aproximadamente seis indivíduos e duas mulheres com atitudes suspeitas. A polícia Civil acompanhou todo o trabalho.
De imediato foi articulada uma operação policial que culminou na prisão das seguintes pessoas:
franciscoFRANCISCO DE ASSIS URBANO DA SILVA, 40 anos, residente na Rua Marechal Costa e Silva, bairro Centenário, Pesqueira-PE. O referido indivíduo apesar de sua deficiência, é ex-presidiario, já respondeu por homicídios (Ser mandante), tráfico de drogas e formação de quadrilha.
wiltonWILTON DA SILVA BRITO ARCOVERDE, 31 anos, residente na Rua Santa Terezinha, bairro Centenário, Pesqueira-PE. Ele não tem passagem na Justiça, foi reconhecido por vitimas dos assaltos que ocorreram.
enoqueENOQUE DA SILVA VASCONCELOS, 40 anos, residente, na Rua Santa Terezinha, bairro Centenário, Pesqueira/PE. Esse tem passagem na Justiça e é foragido de Canhotinho/PE. Foi reconhecido por vítimas dos assaltos que ocorreram no último final de semana aqui em Afogados. Ambos são irmãos, Enoque e Wilton.
geneGENEILSON BATISTA DE LIMA, 34 anos, residente na Rua Inês de Almeida Souza, nº 35, bairro Izídio leite, Afogados da Ingazeira/PE.
palomaPALOMA NÁDIA GOMES DE OLIVEIRA, 29 anos, residente na Rua Inês de Almeida Souza, nº 35, bairro Izídio leite, Afogados da Ingazeira/PE.
  
emiliEMILI RAYANE ALVES DA SILVA, 20 anos, residente na Rua Tenente Rabelo, 235, bairro Prado, Pesqueira/PE.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Acidente com ônibus da Progresso deixa vários feridos na BR-232 no Agreste


Um acidente com um ônibus da Viação Progresso, no início da manhã desta quarta-feira (04), deixou ao menos quatro feridos no quilômetro 111 da rodovia BR-232 (trecho Caruaru-Bezerros), na altura do distrito de Encruzilhada de São João, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. O coletivo seguia de Exu, no Sertão, com destino ao Recife quando colidiu na traseira de um caminhão, depois bateu na mureta de proteção da pista e em seguida tombou.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no momento do acidente havia um forte nevoeiro que prejudicou a visibilidade do motorista do ônibus, veículo o qual transportava 42 pessoas. A PRF confirma que quatro dos passageiros foram socorridos pelo Samu ao Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru. No entanto, outras pessoas feridas levemente teriam sido levadas para outras unidades de saúde da região.
Ainda de acordo com a PRF, nenhum dos ocupantes do coletivo ou mesmo do caminhão correm risco de morte.(NE10)

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Maioria das Cidades do Pajeú perdeu eleitorado após revisão


Maior colégio eleitoral do Pajeú, Serra Talhada terá 7.858 a menos. Maioria das cidades do Pajeú perdeu eleitorado.
Maior colégio eleitoral do Pajeú, Serra Talhada terá 7.858 a menos. Maioria das cidades do Pajeú perdeu eleitorado.
Após o cadastramento biométrico nos municípios do Sertão do Pajeú, a maioria das cidades perdeu eleitorado. Segundo levantamento da Justiça Eleitoral, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira, Carnaíba, Iguaraci Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Brejinho, Quixaba, Solidão e Ingazeira perderam eleitores.
Serra Talhada, maior colégio eleitoral do Pajeú tinha 57.856 em junho de 2012. Caiu para 49.998. Ou seja, nada mais nada menos que 7.858 eleitores simplesmente saíram da relação de aptos.
Afogados da Ingazeira tinha 28.112 e caiu para 24.994. São 3.118 eleitores a menos. Tabira passou a 17.027 eleitores. Antes tinha 20.103. E São José do Egito, que antes tinha 24.813, passou a 24.668, ficando praticamente em situação estável, perdendo apenas 145 eleitores.
Dentre as razões mais comuns para o fenômeno, pessoas que faleceram, mudaram de domicílio  e não informaram à Justiça Eleitoral. Boa parte dessas cidades tinham um grande muito grande de abstenções, que deve cair já neste pleito.
Das cidades que ganharam em eleitorado, Flores, Triunfo, Itapetim, Tuparetama e Calumbi. Mas não foi nada muito substancial, com percentual muito pequeno de aumento do eleitorado em relação a anos anteriores.
Também não houve alteração na ordem do ranking dos colégios eleitorais da região. Os dados são oficiais do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco:
TABELA-DE-ELEITORES
Arte: Blog Tabira Hoje por

Evangélicos mijam em cima de Nossa Senhora e depois queimam imagem na região de Cajazeiras

O Padre Querino Pedro, administrador da Paróquia Santo Afonso, na cidade de Carrapateira, região de Cajazeiras lamentou nesta terça-feira (03), a destruição da imagem de Nossa Senhora por algumas pessoas evangélicas.
“Mijaram em cima da imagem, jogaram gasolina e queimaram Nossa Senhora. Dizem que os católicos estão condenados ao inferno”. Lastimou o padre
O religioso destacou também a preocupação das mães, pois as crianças estão sendo taxadas de que estarem “condenadas ao inferno”. 
O padre disse que essas declarações são feitas por evangélicos até nas escolas, e isso está deixando os católicos constrangidos e as crianças amedrontadas.  “Estão fazendo a cabeça das crianças para repudiarem Nossa Senhora”
Querino denunciou ainda que estão pichando as paredes da igreja com palavrões. “Estão também chamando os católicos de baratas pretas”.
Segundo o padre, as pessoas que estão fazendo esse tipo coisa pertencem a igreja dirigida por Luiz Lourenço, mais conhecido por Pastor Poroca. Ele informou que não procurou a polícia para denunciar o caso.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Na disputa ao Senado, João Paulo dispara, com 40%, contra 18% de Fernando Bezerra Coelho



Pesquisa realizada pelo Ibope sobre a sucessão estadual, e divulgada no Recife pelo jornal Folha de Pernambuco, mostra que o senador Armando Monteiro (PTB) continua crescendo e lidera com folga a disputa para ser o próximo governador. O levantamento indica que Armando venceria hoje a disputa com 43% das intenções de votos, contra 8% do ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara e 2% de Jair Pedro (PSTU) e José Gomes Neto (PSOL).
 
Os números confirmam que Armando Monteiro tem hoje uma posição forte em todas as regiões do Estado. No Recife e Região Metropolitana, Armando é o preferido de 38% dos eleitores, contra 9% de Paulo. No interior, Armando cresce mais, alcançando 47%, e Paulo cai para 8%.
 
O Ibope ouviu as pessoas também sobre o peso dos apoios e pergunta o seguinte: se os candidatos forem Armando Monteiro, com apoio de Lula e Dilma, e Paulo Câmara, com apoio de Eduardo Campos e Mariana Silva, em quem votaria? Neste caso, Armando sobe para 53% e o candidato do PSB, 21%
 
Rejeição baixa – Mas o levantamento mostra ainda que Armando é menos rejeitado entre todos os pré-candidatos. Ele tem apenas 9%, contra 17% de Paulo Câmara.
 
Outro dado muito interessante é sobre a confiança do eleitorado em relação a quem vai ganhar a disputa. A pergunta é: “Independente de sua intenção de voto, na sua opinião quem será o próximo governador de Pernambuco?” Armando aparece com 46% das intenções de voto e Paulo com 10%. No Recife, o resultado é 45% a 12%; na periferia (demais municípios da metropolitana), fica 41% a 8%; e, no interior, 48% a 11%.
 
João forte – Na disputa ao senado, o ex-prefeito do Recife e deputado federal João Paulo (PT) alcança 40% das intenções de voto, contra 18% de Fernando Bezerra (PSB). Na divisão por regiões, João Paulo venceria Bezerra inclusive no interior. No Recife, João tem 47% e Fernando 14%. Na área metropolitana, dá 53% a 9%. E no interior, João chega a 32%, contra 24% de Fernando.
 
O Ibope ouviu 1.008 eleitores de todas as regiões de Pernambuco, entre os dias 26 e 29 de maio. A pesquisa foi realizada a pedido do diretório nacional do PTB e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ascom

EM AFOGADOS, VEREADOR ZÉ NEGÃO ACUNHA EM EDUARDO CAMPOS E EM EX PREFEITOS DO PAJEÚ


A política no Pajeú começou de fato a esquentar, mesmo em clima de copa do Mundo. Não passou despercebido as afinetadas do vereador José Edson Ferreira, o Zé Negão (PROS) nos candidatos da chamada Frente Popular de Pernambuco.

Durante o encontro de lideranças locais com os pré-candidatos Júlio e Zeca Cavalcante (PTB), sexta-feira (30/05), na AABB, em Afogados da Ingazeira, o vereador desceu a macaca na tropa de Eduardo Campos (PSB). 

O vereador denunciou a concentração de cargos em Afogados da Ingazeira, nas mãos do ex-prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota, afirmando que o socialista e sua mulher desfrutaram de bons cargos e salários elevados na gestão Eduardo. 

Nem o ex-prefeito Antonio Valadares, de quem o Negão foi aliado nas duas gestões escapou das alfinetadas. Zé Negão falou alto e em bom som que Valadares e outros ex-prefeitos da região foram acomodados pelo ex-governador como um 'cala-boca' político e por isso estão comprometidos com Paulo Câmara.

“De que vale o governador criar cargos para acomodar ex-prefeitos e não ter a aceitação do povo. Paulo Câmara não está decolando e pelo jeito vai ser substituído por um outro candidato, o povo está vendo que apenas um grupinho está se beneficiando, enquanto a maioria sofre as mazelas desse governo”.
Por Itamar França