segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Insegurança nas ruas faz mulheres procurarem cursos de defesa pessoal


Brasil registra, em média, 140 estupros por dia.
Violência dos criminosos leva as mulheres a mudar a rotina.

Renata Capucci Rio de Janeiro - RJ

O Brasil registra, em média, 140 estupros por dia. O crime não para de crescer e, segundo as autoridades, é subnotificado. Muitas vezes, o criminoso fica impune porque a mulher tem medo de denunciar.
No Rio de Janeiro e em São Paulo os números são altos: de janeiro a julho foram registrados 3.352 estupros no Rio. Em São Paulo, foram 5.878 no mesmo período, 33 por dia. O crescimento do número de casos e a violência dos criminosos vêm levando as mulheres a mudar a rotina ou a fazer cursos de defesa pessoal.
“Eu dei meu telefone, dei dinheiro e ele falou para eu ir atrás do caminhão. Ali ele começou o estupro. Acho que a minha força maior foi porque eu fiquei aliviada de estar viva, para chegar em casa e ver minha família”.
A desta mulher é a de muitas brasileiras. Em todo o país, foram mais de 51 mil casos em 2012, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Um aumento de 16% em relação ao ano anterior. Entretanto, a realidade é mais grave do que os números mostram. Muitas mulheres vítimas de violência sexual não procuram as delegacias para fazer o registro do crime por medo e, principalmente, por vergonha.
“Todo e qualquer detalhe é importante. Que ela faça o possível para lembrar a roupa que ele estava usando, o tipo de arma que usou para intimidar. Qualquer detalhe é muito importante”, explica a delegada Teresa Peazza.
Esta semana, a Polícia Militar do Rio de Janeiro expulsou quatro PMs acusados de estuprar duas mulheres e uma adolescente na favela do Jacarezinho, no início de agosto. Três deles estão presos e um responde em liberdade. A insegurança faz muitas mulheres procurarem aulas de defesa pessoal, como a luta israelense Krav Magá.
“Eu acho que o principal é o senso de atenção que fica muito aguçado. Se você não tiver escolha e tiver em uma situação de risco, ou ele ou eu, eu acho que a gente tem elementos para, pelo menos, se desvencilhar, de repente correr, depende da situação”, diz a jornalista Alessandra Sauberman.
“Quando você reage de forma impensada, você está aumentando os riscos de uma lesão corporal para você. Agora, se você treinou para isso, você fez o treinamento correto, suas chances de sucesso aumentam absurdamente”, orienta o mestre de Krav Magá, Cláudio Oliveira.
Toda atenção não é exagero. Na sexta-feira (05), a Organização das Nações Unidas divulgou um relatório global sobre o estupro. Cerca de 120 milhões de mulheres jovens - em todo o mundo - foram vítimas de estupro ou violação sexual antes de completar 20 anos de idade.por jornal Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário