quinta-feira, 10 de julho de 2014

28° dia: Argentina vai à final e Brasil enfrenta a Holanda pelo 3º lugar


Maxi e Romero comemoram vitória argentina
(Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

A Argentina conseguiu passar para a final nos pênaltis, depois de duas defesas do goleiro Sergio Romero. Ele parou as cobranças dos holandeses Vlaar e Sneidjer, e levou os nossos maiores adversários para onde tanto queríamos estar: na decisão da Copa.
Alemães e argentinos disputam o título no próximo domingo (13), às 16h (de Brasília), no Maracanã, no Rio. Será a terceira final de um Mundial entre as seleções. Em 1986, a equipe de Maradona venceu. Quatro anos depois, o time germânico levou a taça. Agora vem o tira-teima. 
A partida desta quarta-feira (9), na Arena Corinthians, em São Paulo, definiu o adversário do Brasil na briga pelo terceiro lugar. A seleção enfrenta os holandeses no sábado (12), às 17h, no Mané Garrincha, em Brasília. Eles foram algozes do Brasil em 2010, quando a seleção deixou a Copa nas quartas de final. Na competição na África do Sul, foram dois gols dos holandeses contra um brasileiro, em uma vitória de virada.

Nos 120 minutos do jogo de hoje, ninguém marcou gol. Holanda e Argentina entraram em campo tão preocupadas com o que a outra ia fazer que esqueceram de jogar. Ao término dos 45 minutos iniciais, foram apenas quatro finalizações – três dos argentinos e uma dos holandeses.
O medo de perder continuou ditando o ritmo do jogo no segundo tempo. A diferença é que a Holanda passou a ter mais posse de bola. A partir dos 20 minutos, a Argentina deixou de ser passiva e adiantou a marcação. Pegando forte no meio-campo, obrigava a Holanda a trocar passes no campo defensivo, e o jogo ficou mais monótono ainda.
A prorrogação parecia inevitável. Quando começou, holandeses, como Arjen Robben, mostraram fôlego extra, mas não adiantou. A decisão foi para os pênaltis. Na primeira cobrança, Vlaar chutou para defesa de Romero. A torcida azul explodiu. Na penalidade de abertura da Argentina, Lionel Messi. A bola foi para um lado, e o goleiro holandês Cillessen para o outro, e gol. Em seguida, Robben e Garay fizeram, até que Romero novamente conseguiu parar um chute, vindo de Sneidjer. Daí em diante, os hermanos ficaram em contagem regressiva para a festa. Agüero marcou, Kuyt também, e Maxi Rodriguez garantiu a vaga na final. O placar dos pênaltis terminou em 4 a 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário