quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Aposentado enfrenta vigilantes do IFPE de Afogados para "catar" vargens de algaroba


Uma pessoa invadiu as dependências do Instituto Federal - IFPE, próximo ao Anel Viário, Bairro Morada nova, Afogados da Ingazeira – PE, na manhã de ontem.
Os vigilantes do local deteram o Antônio Batista de Oliveira, 64 anos, amasiado, residente no Bairro São Bráz, Afogados da e informaram à polícia que o mesmo estava pegando vargem dos algarobas para dar aos seus animais e que, após ter sido repreendido pelos vigilantes, não obedeceu chegando a entrar em vias de fato com os vigilantes do IFPE. O acusado foi conduzido para a DP local.
O detalhe é que as vagens (também conhecidas por bages) são valorizadas no local, pois serve como matéria prima para a fabricação de cachaça nas aulas práticas.

NOTA DO EDITOR: a procuradora do Trabalho em Pernambuco, Débora Tito, participa de curso estratégico para o combate ao tráfico de seres humanos do governo norte-americano para evitar a prostituição de brasileiras, tema explorado na novela na rede globo, Salve Jorge. Confira o texto completo clicando acima do link COLABORADORES

Após pagamento de fiança, policiais ferroviários de PE são soltos




PF prendeu 23 policiais, alegando que eles não podem trabalhar armados.
Sinderf-PE cruza braços e espera de pronunciamento oficial da PF.

Do G1 PE
1 comentário
Os policiais ferroviários federais de Pernambuco permanecem com as atividades paralisadas na manhã desta quinta-feira (28). A categoria cruzou os braços após 23 deles serem presos pela Polícia Federal (PF), na manhã da quarta (27), no Recife, sob a alegação de que  não podem trabalhar armados. Os policiais ferroviários foram soltos após pagamento de fiança, pouco depois das 22h.

O presidente do Sindicato dos Policiais Ferroviários de Pernambuco (Sindfer-PE), Augusto Lima, afirma que aguarda a explicação que a PF ficou de dar em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, quando vai se pronunciar oficialmente, conforme nota do órgão.  "Os colegas foram soltos após pagamento de R$ 13.500 em fiança. A Polícia Federal ficou hoje [quinta] de explicar o inexplicável. Vamos acompanhar, ver o que eles têm a dizer sobre o assunto para então decidirmos o que fazemos", explica Lima.
Os 23 agentes foram presos na estação de metrô Mangueira, e levados para a sede da Superintendência da PF, no Cais do Apolo, no Recife, onde foram autuados por porte ilegal de armas. "Não nos foi apresentado nada que proíba o exercício da nossa profissão com armas. Eles estavam trabalhando, como um policial é preso durante serviço, portando arma? Eles precisam cuidar da segurança. Se estivessem em um bar, na praia armados, seria outra história", defende o presidente do Sinderf-PE.

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, a Polícia Ferroviária foi notificada da proibição para trabalhar armada em duas reuniões realizadas em 2012. "Não recebemos nenhuma notificação por escrito sobre isso. Nós judicializamos essa questão e eles [PF] prometeram que não fariam nada porque estamos nessa fase de transição", rebateu o presidente do Sindifer-PE. A transição, explica Lima, é a mudança de a quem os policiais respondem. "Corre um processo judicial sobre a transferência do Ministério dos Transportes, para o Ministério da Justiça", detalha.
A Polícia Ferroviária Federal tem 158 agentes trabalhando em Pernambuco e mais de 200 servidores aposentados. "Nós não pretendemos entrar em greve, queremos apenas entender o que está acontecendo e esclarecer essa história. É uma situação muito desgastante para nós e para todos os envolvidos", afirma Lima, que espera resolver a situação de forma pacífica.

Metrô
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo metrô da capital pernambucana (Metrorec), a manhã dessa quinta está com movimentação normal nas estações e a segurança está sendo feita por seguranças patrimoniais, que foram reforçados para garantir a segurança dos usuários. Como seguranças patrimoniais, eles não portam armas.

A CBTU informou ainda que vai se posicionar apenas após o pronunciamento da PF e também aguarda posicionamento do Sinderf-PE.

O caso
Druante o expediente, 23 agentes foram presos na manhã da quarta (27), na estação de metrô Mangueira, e levados para a sede da Superintendência da PF, no Cais do Apolo, no Recife, onde foram ouvidos e liberados, após as 22h, sob pagamento de fiança. Durante a tarde, dezenas de policiais ferroviários realizaram um protesto em frente à sede da PF. Eles foram se entregar à polícia para que também fossem presos, já que também trabalham armados e não consideram justa a prisão de apenas uma parte da equipe.
O assessor de comunicação do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Diogo Morais, esteve no protesto e disse que a categoria iria avaliar a paralisação dos policiais ferroviários e que poderiam inclusive paralisar as atividades, uma vez que considerava que não tinham mais segurança operacional.

Em nota, o Metrorec informou que "dobrou o número de agentes de segurança para atender nas estações e trens. A CBTU informa ainda que está equacionando a questão da atuação de nosso corpo de segurança ferroviária junto ao Ministério da Justiça, a fim de garantir a normatização dos mesmos dentro do nosso sistema (estações e trens). Desta forma, a Companhia garante que a população continuará tendo a mesma qualidade e segurança, prestados aos usuários nesses 30 anos de existência do Metrô do Recife".
tópicos:
veja também

Polícia Civil nega infiltração de agente na UTI de hospital, em Curitiba





De acordo com a polícia, infiltração foi autorizada pela Justiça.
Médica Virginia Soares de Souza foi indiciada por homicídio qualificado

Médica é suspeita de mortes no Hospital Evangélico (Foto: Reprodução/RPCTV)Médica está detida desde terça-feira (19), após
operação policial que também recolheu prontuários
(Foto: Reprodução/RPCTV)
A Polícia Civil informou nesta quarta-feira (27), em nota de esclarecimento, que não houve infiltração de um agente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico, em Curitiba, dirigida pela médica Virgínia Soares de Souza. Ela está detida desde terça-feira (19), após uma operação policial que também recolheu prontuários médicos. A informação da infiltração do agente havia sido repassada na sexta-feira (22) pelo advogado de defesa da médica, Elias Mattar Assad.
De acordo com a Polícia Civil, a Justiça autorizou a infiltração do policial, porém, “a medida se tornou inviável do ponto de vista operacional, optando-se pela interceptação telefônica autorizada judicialmente”. A assessoria de comunicação da Polícia Civil explicou ao G1 que, em um primeiro momento, a interceptação telefônica foi negada, mas que depois foi autorizada.
Veja o trecho gravado a partir de ligações em ramais da UTI:
Virgínia - “Esse foi caprichado, né?”.
Médico – “Esse foi. Quadro clínico bonito, caprichou. Bem na hora que nós estamos tranquilos”.
Virgínia - “Nós estamos com a cabeça bem tranquila para assassinar, para tudo, né?”.
No dia anterior, a polícia já havia capturado outro diálogo entre a médica e outro funcionário não identificado:
Virgínia – “Pode ser que ele diga o sobrenome, porque ele está bem espertinho. Agora o outro está morto”.
Médico – “O outro está feio na foto”.
Virgínia – “Está quieto, tem que deixar quieto. A hora em que parar o respirador – foi – pelo amor de Deus”.
Médico – “Ah, tá. Não, tranquilo”.
O advogado de defesa da médica, Elias Mattar Assad, contestou o conteúdo do inquérito. “Vai ficar provado neste processo que a Polícia Civil do Paraná não conhece Medicina Legal”, sustentou. Anteriormente, ao G1, o advogado já havia desqualificado o conteúdo das gravações, alegando que elas foram interpretadas fora de contexto. “Há uma série de equívocos”, disse.
A delegada do Núcleo de Repressão aos Crimes Contra a Saúde de Curitiba não concede entrevistas sobre o caso.

Termina nesta sexta prazo de inscrição para o Programa CNH Popular

Termina nesta sexta-feira (28) o prazo de inscrição para o Programa CNH Popular 2013. É uma chance, para 3600 candidatos, de tirar, sem nenhum tipo de custo, a primeira Habilitação. Além destas vagas, outras 14,4 mil são destinadas a quem busca pela mudança ou adição de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também a desempregados e trabalhadores de baixa renda.

Todas as vagas do Programa são divididas, em igual proporção entre Região Metropolitana e Interior. Entre os grupos favorecidos pelo Programa estão alunos do ensino público e pessoas atendidas por programas assistenciais como o Bolsa Família e o Chapéu de Palha. A inscrição é feita pela Internet, no site do Detran: detran.pe.gov.br.

Em 2012, foram investidos 12 milhões no CNH Popular, beneficiando mais de 18 mil pessoas. Desde 2008, o DETRAN-PE já investiu mais de R$ 30 milhões no CNH Popular, beneficiando mais de 54 mil pernambucanos.

BENTO 16 AGRADECE CARDEAIS E PEDE OBEDIÊNCIA INCONDICIONAL A SUCESSOR


 
Em seu último discurso antes da renúncia, o papa Bento 16 pediu aos cardeais "obediência incondicional" ao novo pontífice, que deve ser escolhido em meados de março. Ele também agradeceu o apoio dos sacerdotes durante os oito anos em que esteve à frente da Igreja Católica.
Bento 16 deixará o cargo nesta quinta-feira, após dizer que sairia do comando do Vaticano no último dia 11. Ele deverá deixar o Vaticano em um helicóptero para a residência de verão de Castel Gandolfo, onde passará alguns meses antes de ir à clausura em um convento dentro da cidade-estado.
Em comunicado, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Soldano, agradeceu em nome dos sacerdotes pela gratidão demonstrada pelo papa e o exemplo que representou durante seus oito anos de pontificado. Na entrada do evento, Bento 16 foi aplaudido pelos cardeais.
Após a saudação, o papa agradeceu o apoio dos sacerdotes durante os últimos oito anos. "Continuarei perto de vocês em oração, especialmente nos próximos dias quando vocês elegerão o novo papa, a quem hoje declaro minha incondicional reverência e obediência".
Bento 16 deverá deixar o palácio papal pela última vez por volta das 17h locais (13h em Brasília). Ele seguirá para a residência de verão do Vaticano, em Castel Gandolfo, a 30 km de Roma, marcando sua renúncia, a primeira entre os papas em mais de 600 anos.
A partir das 20h (16h em Brasília), será declarada a vacância do cargo, abrindo caminho para o conclave. O símbolo da saída do papa será o fechamento das portas do palácio papal e a folga da Guarda Suíça, que garante a segurança do pontífice.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Veterano não resistiu ao terceiro paredão dele na casa. O paranaense enfrentou a disputa ao lado de Nasser e Marcello.

Elieser é eliminado do BBB 13 com 46% dos votos

Do G1, em São Paulo
47 comentários
Elieser, BBB 13 (Foto: Reprodução/BBB13)Elieser, do BBB 13 (Foto: Reprodução/BBB13)
O paranaense Elieser, de 28 anos, foi eliminado do "Big Brother Brasil 13", na noite desta terça-feira (26), com 46% dos votos do público. Ele enfrentou a disputa ao lado de Nasser e Marcello.
O veterano do BBB 10 foi emparedado após atender o Big Fone. O líder da semana, André, indicou Marcello e Nasser foi o escolhido pela casa.

Emoção marca 'minuto de barulho' em memória de vítimas da boate Kiss





Objetivo foi lembrar a alegria dos jovens, diz organizador da homenagem.
Centenas de pessoas se reuniram no dia que marca 1 mês da tragédia.



Familiares e amigos rezam Pai Nosso em homenagem às vítimas (Foto: Felipe Truda/G1)Familiares e amigos rezam Pai Nosso em homenagem às vítimas (Foto: Felipe Truda/G1)
Uma homenagem com muito barulho, abraços e emoção marcou a manhã desta quarta-feira (27) no Centro de Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul. A ação, organizada pela Associação dos Pais e Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria (AVTSM), reuniu centenas de pessoas para marcar um mês do incêndio na boate Kiss, que vitimou 239 jovens. Por volta das 7h muitos já se concentravam na Praça Saldanha Marinho. Às 8h foi a vez de aplausos e de buzinas de carros que passavam pelo local.
O barulho começou com os motoristas que passavam perto do local, pontualmente às 8h. Amigos, pais e parentes de vítimas começaram a aplaudir, e permaneceram por cerca de cinco minutos batendo palmas. Depois, ergueram as mãos para o alto e rezaram o Pai Nosso. Por volta das 8h30 o grupo começou a dispersar.
Centenas de pessoas se reuniram na praça para a homenagem (Foto: Felipe Truda/G1)Centenas de pessoas se reuniram na praça para
a homenagem (Foto: Felipe Truda/G1)
"Reunimos os pais para que cada um possa se dar um abraço carinhoso e lembrar da alegria dos nossos filhos, que eram jovens. Com certeza lá onde eles estão, porque eles não morreram, estão em uma outra dimensão, estão vendo e estão agradecidos com a nossa luta" declarou com olhos encharcados por lágrimas Adherbal Alves Ferreira, pai da vítima Jennefer Ferreira, 22 anos, e presidente da AVTSM. "Quero proporcionar a essas famílias que elas possam voltar a viver, a ter força", tentou seguir ele, interrompido pela emoção.
As pessoas vestiram camisetas brancas, muitas delas com fotos de vítimas da tragédia, carregavam faixas e cartazes com homenagens. A ideia inicial da organização era realizar um minuto de barulho, que foi estendido por mais alguns com a sequência dos aplausos. A alegria dos jovens foi lembrada em meio a lágrimas de saudade.
“Eles gostavam de fazer barulho. Vinham a esta praça e tocavam violão, conversavam e frequentavam um bar aqui perto. Todos, ou quase todos, vinham para o Centro. Era um ponto de encontro, e por isso é importante fazermos este barulho aqui”, conta a técnica contábil e estudante de Direito Cibele Facco, de 35 anos, que perdeu a filha Luana.
Cibele estava acompanhada do marido, o médico Pedro Oliveira, de 47 anos, padrasto da vítima, e da outra filha Luiza, de 12 anos. Pedro conta que antes de morrer, a jovem contava os dias para se mudar de Faxinal do Soturno, onde a família morava, para Santa Maria.
“Ela queria se mudar, e este ano vim trabalhar aqui. Ela estava ansiosa, nós dizíamos para ter calma. Ela fez cursinho para ingressar na faculdade e acabou não passando. Este ano ia passar”, lamenta.
Um dos idealizadores do ato, o vice-presidente do Conselho Diretor da AVTSM, Leo Becker, explicou os objetivos. “É uma homenagem aos filhos e um chamamento para que uma tragédia como esta jamais volte a acontecer em qualquer parte do mundo”, afirmou o pai de Érika Becker, vítima da tragédia.
Os turismólogos Oscar Pithan, de 46 anos, e Talita Heck, de 29, participaram do ato para homenagear os amigos João Aluisio Treuliebe e Larissa Holsbah, formados no Centro Universitário Franciscano (Unifra), onde também estudavam e faziam parte de um grupo de dança. Eles contam que também conheciam o músico Danilo Jaques, gaiteiro da banda Gurizada Fandangueira, e o estudante Alexandre Machado, o Xandinho.
“Tínhamos amigos que foram colegas nossos, e outros que trabalhavam na boate. Estávamos sempre juntos, fazíamos churrascos e festas. Depois de tudo isso, decidimos acabar com o grupo de dança, que foi onde todos nós nos conhecemos”, disse Talita.
Oscar considera o barulhaço a melhor forma de homenagear os amigos. “É uma maneira de relembrar eles como gostávamos de vê-los, alegres e animados”, conta.
Missas, caminhadas e atos de protesto também estão previstos
O grupo de parentes e amigos das vítimas também fará um ato ecumênico na Praça Saldanha Marinho. Uma salva de palmas também está prevista em frente ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Mas os organizadores pedem que o silêncio seja respeitado no Hospital de Caridade, onde quatro pessoas feridas no incêndio ainda seguem internadas.
Diversas outras homenagens também estão sendo preparadas em memória das vítimas em outros pontos de Santa Maria. A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) solicitou às direções de 108 escolas do município que levem alunos e professores para o pátio às 8h, também para a salva de palmas.
Às 19h, uma caminhada deve percorrer o trajeto da Praça Saldanha Marinho até a Igreja Fátima, onde será celebrada uma missa. A manifestação batizada de “Sair do Luto e ir à Luta" convoca os participantes a vestirem roupas pretas e reivindica punição para os responsáveis pela tragédia. Às 20h, será realizada uma missa oficial, na Basílica da Medianeira. Celebrações e cultos de diferentes religiões também estão programados por toda a cidade.
Na segunda-feira (25) terminou o luto oficial de 30 dias decretado pela prefeitura de Santa Maria. Desde então, bares e casas noturnas da cidade, que concentra mais de 40 mil estudantes universitários, estão autorizados a abrirem as portas, desde que estejam com os alvarás e demais licenciamentos regularizados. Adherbal, no entanto, acredita que o luto na cidade vai permanecer por muito mais tempo.
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sulx, deixou 239 mortos na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores:

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
- Equipamentos de gravação estavam no conserto

Em última audiência pública, Bento XVI diz que papado teve 'águas agitadas'

Fiéis lotaram a Praça de São Pedro, no Vaticano. Pontífice foi muito aplaudido e pediu oração ao sucessor: 'Amar a Igreja é também ter valentia de tomar decisões difíceis'.

Britânico compra ostra para curar 'ressaca' e acha pérola


O britânico James Humphries encontrou uma pérola em uma ostra que havia comprado uma em uma peixaria de Newquay, no Reino Unido.
 James Humphries exibe pérola encontrada em ostra (Foto: Reprodução)
Humphries contou que havia comprado duas ostras para ajudar a aliviar uma dor de cabeça causada pelo excesso de cerveja.  Segundo reportagem do jornal "Daily Mirror", as chances de encontrar uma pérola em uma ostra é de uma em milhão.

PT DE AFOGADOS DA INGAZEIRA PROTOCOLOU NO CARTÓRIO ELEITORAL SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS


O Partido dos Trabalhadores (PT) de Afogados da Ingazeira, protocolou no Cartório Eleitoral deste munincípio as considerações finais da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 285-89.2012.6.17.0066 contra os então candidatos a prefeito e vice prefeita respectivamente, Patriota e Lucia Moura por uso da máquina, abuso de poder e compra de votos nas eleições de 2012.
Segundo a advogada do PT, Drª Cinara Carlos Amorim, apartir da entrega das considerações finais o processo fica concluso para que o Ministério Público possa analizar e dar seu parecer, logo após o processo volta para que a Juíza Eleitoral defina a sentença.

Jair Almeida de Souza - Presidente do PT de Afogados da Ingazeira - PE

MORRE MÃE DO VEREADOR AUGUSTO MARTINS







Faleceu por volta das 4 horas da manhã de hoje aos 86 anos, Dona Margarida Martins, esposa de Seu Gastão Cerquinha e mãe do Presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira Augusto Martins e do jornalista Magno Martins. 
 

Desempregada é denunciada por furto de celular em Afogados da Ingazeira



A vendedora Elizângela Cristina Vieira Xavier, 22 anos, solteira, residente na Trav. Francisco Guimarães, centro,  Afogados da Ingazeira, acusou  Maria Fabíola do Nascimento, 18 anos, desempregada, residente na Trav. Janete Clair, nº 83, bairro São Braz, Afogados da Ingazeira – PE  de ter furtado o seu celular de marca Nokia, modelo ASHA200, a cerca de um mês. 

A acusada afirmou ter furtado o aparelho celular e que diante do fato as partes foram conduzidas a DP local, às 22h30 de ontem, para as medidas cabíveis.

Tabira: O puleiro de Zé dos Ovos continua rodeado de véi

Tabira: O puleiro de Zé dos Ovos continua rodeado de véi

Embora os resultados das urnas nas últimas eleições tenham sido desfavoráveis, os eleitores do ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino (PSB) continuam freqüentando com assiduidade o puleiro do folclórico engraxate Zé dos Ovos. Famoso pela velha gargalhada e pelo grande fanatismo ao ex-prefeito Dinca, que mesmo com a prefeitura na mão perdeu a disputa em 2012, para um tocador de viola, Zé dos Ovos recebe diariamente no seu ponto de trabalho um magote de véi, revortado com a vontade da maioria popular... É um puxa-encolhe da molesta. Não se comenta outro assunto a não ser política. Inelegível e sem perspectiva alguma de participar ativamente do processo eleitoral na terra das tradições, nos próximos 08 anos, Dinca deverá brevemente perder boa parte dos seus adeptos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

REUNIÃO COM PREFEITOS DO PT EM RECIFE

O prefeito de São Jose do Egito Romério Guimaraes(PT), participou da primeira reunião do ano entre a executiva do Partido dos Trabalhadores e prefeitos do PT eleitos na última campanha em Pernambuco. O encontro aconteceu na sede do diretório estadual da legenda, em Santo Amaro, no final da tarde de ontem (25), e contou com as presenças dos deputados federais Pedro Eugênio, Fernando Ferro, João Paulo; o estadual Manoel Santos, assessores do senador Humberto Costa, e dez gestores municipais.

A reunião, encarada por todos como “ponta pé inicial” do partido para traçar uma ação conjunta e articulada no sentido de aproximar a executiva das bases locais, levou cerca 4 horas. Na ocasião, cada prefeito teve espaço para sugerir ideias com o objetivo de viabilizar políticas para suas cidades.Entre as propostas sugeridas pelo petista serratalhadense, a plenária acolheu duas principais. A primeira, visando prestar apoio aos prefeitos frente à necessidade de viabilizar projetos junto ao Governo Federal.  Outra sugestão dada por ele foi a criação de seminários que promovam o fortalecimento da relação entre prefeitos e os deputados do partido.

Luciano Duque(Serra Talhada), participaram do encontro os prefeitos de São José do Egito (Romério Guimarães), Águas Belas (Genivaldo Menezes), Surubim (Túlio José Vieira), Tupanatinga (Manoel Cavancati Neto), Orocó (Reginaldo Cavalcante), Jaqueira (Marivaldo Andrade), Jatobá (Robson Barbosa), Custódia (Luis Carlos Queiroz), Ibirajuda (Sandro Martins). Três deles faltaram ao evento.

Polícia prende quadrilha suspeita de roubar carros em Agrestina, PE





Com os sete suspeitos presos, foram encontradas 14 armas e munição.
Quadrilha levava os carros para roubar acessórios como rodas e som.

Sete homens foram presos no Agreste de Pernambuco, na tarde de segunda-feira (26), suspeitos de roubar carros em várias cidades pela região. De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha conduzia os veículos a locais estratégicos para poder roubar acessórios como rodas e aparelhos de som.
"Os crimes eram praticados de forma violenta, sempre com diversos atos ilícitos. Roubavam veículos de dentro das residências", afirma o capitão Pedro Morais, da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac).
A polícia chegou até os suspeitos através de denúncias anônimas. Com eles, foram encontradas 14 armas, utilizadas para os assaltos, e munição. A polícia continua as buscas por outras pessoas que possam estar envolvidas com a quadrilha.

pós um mês, dependente internado por filha diz que usar drogas é burrice


Paciente diz que vai trabalhar como voluntário, dando palestras.
Filha acredita que a recuperação total só ocorrerá após período maior.

Passado um mês da primeira internação involuntária no Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), no Centro de São Paulo, o ex-vendedor Reinaldo Rocha Mira, 61 anos, paciente internado após ser dopado pela filha, diz que usar drogas é "burrice" e que pretende dar palestras como voluntário para tentar recuperar outros dependentes químicos.
“O uso de qualquer substância química é uma burrice que a gente não consegue sair. A gente fica cego”, afirma Reinaldo, sobre o consumo de drogas. Ele está internado no Hospital Lacan, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A unidade de saúde possui uma parceria com o governo do estado e recebe pacientes que fazem tratamento contra a dependência química. Reinaldo foi o primeiro paciente internado involuntariamente após o início do programa lançado pelo governo estadual, que colocou juízes e promotores de plantão para atender medidas de urgência e acelerar casos com necessidade de internação.
Ana Paula mostra foto do pai enquanto aguarda internação (Foto: Tatiana Santiago/G1)Ana Paula mostra foto do pai, que está internado
(Foto: Tatiana Santiago/G1)
Em entrevista ao G1, que acompanhou parte da rotina de pai e filha desde a internação, o paciente diz que já se sente recuperado e irá pedir a segunda via da sua documentação assim que receber alta hospitalar para procurar um emprego. “Vou trabalhar, nem que seja para vender sucata, mas não vou ficar na dependência de ninguém.”
No último sábado (23), ele recebeu uma permissão para passar quatro dias na casa da filha e depois retornar ao hospital. O procedimento faz parte do processo de ressocialização. Segundo a unidade de saúde, o dependente não recebe alta e, assim que retorna, fica internado por mais 15 dias. Depois, faz uma nova avaliação do quadro psiquiátrico. No período, ele reencontrou familiares, entre eles um filho que não via há seis anos, conheceu uma neta e frequentou a igreja.
Ele diz agora que pretende ajudar na recuperação de outros dependentes. “Vou dar palestras em igrejas e ajudar como voluntário contando minha história e tentando convencer outras pessoas a deixarem essa vida.”. Reinaldo, que parece ter recuperado a lucidez, conta que leu dois livros religiosos nos últimos dias. Após assistir às imagens da internação compulsória na televisão, ele concordou com a ação. “Tem que levar à força mesmo, eles não têm discernimento para decidir”, afirma.
A autônoma Ana Paula Mira, de 33 anos, conta que o período em que seu pai passou no hospital psiquiátrico foi marcado por desencontros entre os dois e muita esperança na recuperação do paciente.
Com direito a visitar o pai apenas uma vez por semana, Ana Paula só conseguiu encontrar com o paciente em dois dias durante o mês. “Mudaram o horário de visita e não me avisaram. Quando cheguei, não me deixaram entrar”, diz a filha.
Com regras definidas e restrições impostas aos familiares, o Hospital Lacan autoriza que o paciente dê um telefonema diário, com duração de três minutos. Esse foi o método de comunicação mais utilizado entre os dois.
crack internação (Foto: Tahiane Stochero/G1)Pai de Ana Paula, no dia em que chegou sedado ao
Cratod, no Centro de SP (Foto: Tahiane Stochero/G1)
Caso
Em 21 de janeiro, após o lançamento do programa de enfrentamento ao crack, a autônoma decidiu ir ao Cratod para tentar internar involuntariamente seu pai, que vivia na situação de morador de rua e era usuário da drogas havia  mais de dois anos
Como o usuário não queria se submeter a um tratamento, a filha dopou o pai com um calmante colocado em um suco para conseguir levá-lo ao Cratod. Depois de esperar mais de 24 horas em um leito provisório, o paciente foi encaminhado para uma vaga no hospital psiquiátrico.
A aparência do paciente mudou após sua internação e chocou a filha, que pôde ver mais claramente o efeito das drogas. “Eu me assustei quando o vi sem barba, pois a aparência dele é de um homem de 80 anos. Ele está muito magro, abatido”, conta Ana Paula.
No entanto, aos poucos, o dependente foi recuperando sua autoestima nos últimos 30 dias e diz frequentemente que deseja operar as varizes e arrumar os dentes quando deixar o hospital. “Quando liga, me pede para levar hidratantes e até a marca do xampu que deseja usar, além de óculos de sol”, conta Ana.
O paciente só percebeu que havia sido internado contra a vontade para o tratamento da dependência química quando chegou ao Lacan. “Dias depois ele me ligou e disse que eu tinha conseguido enganá-lo. Mas depois agradeceu pela minha atitude, pois sabia que eu queria o melhor para ele”, diz a autônoma.
Ana conta que o pai usa drogas há mais de 20 anos, entre idas e vindas, e que espera que ele fique internado no mínimo seis meses. “Estou confiante na recuperação dele, está com força de vontade. Mas tenho medo que ele receba alta em breve e sofra uma recaída por causa da abstinência”, diz.
Com receio da agitação do paciente, a filha pretende entretê-lo com os netos para garantir a reaproximação familiar. “Tenho medo de que fique impaciente em casa e volte para as ruas”, confessa.
Pai dependente de drogas ao lado da filha que fez a internação involuntária (Foto: Tatiana Santiago/ G1)Pai dependente de drogas ao lado da filha, que fez a internação involuntária (Foto: Tatiana Santiago/ G1)
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CONCLUIDA A OBRA DO NOVO FÓRUM DE AFOGADOS DA INGAZEIRA



O novo Fórum de Afogados da Ingazeira já está concluído. A empresa responsável pela construção já entregou as chaves ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que marcará uma data para a inauguração.
Segundo as informações, está faltando apenas o imobiliário, haverá licitação para a compra dos mesmos e também um nome para o novo prédio, como apurou a equipe do Afogados Online.
O novo Fórum fica na Rua Padre Luiz de Goes, ao lado do Terminal Rodoviário

Agricultor agride o filho e abandona com fome no mercado público de Afogados da Ingazeira


Foto: AfogadosOnline
Um espancamento de um pai contra o filho menor foi registrado por policiais da ROCAM/14º BPM  no Mercado Público, Rua Henrique Dias, centro, Afogados da Ingazeira-PE (foto), às 12h30 desse sábado (23). 
 Testemunhas afirmaram ter visto o Gilson José da Silva, residente no Sítio Quixaba dos Liberais, zona rural, Afogados da Ingazeira-PE, que apresentava visíveis sintomas de embriaguez alcoólica, espancar o seu filho menor de 14 anos, com tapas no rosto e beliscões pelo corpo, e que é de costume do mesmo vir aos sábados para o mercado beber e deixar o filho abandonado e com fome. Diante dos fatos acionaram o conselheiro tutelar de plantão MILTINHO o qual juntamente com o apoio da PM e policiais civis tomaram as dívidas  providências.

Deputado federal Fernando Ferro incentiva a oposição do PT em Afogados da Ingazeira



O deputado federal Fernando Ferro (PT) esteve em São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira e Custódia neste domingo (24).
De acordo com o AfogadosOnline, em sua visita à Afogados da Ingazeira, o deputado esteve com o presidente do Partido dos Trabalhadores de Afogados da Ingazeira, Jair Almeida, onde trataram de diversos assuntos. O presidente do PT local, Jair Almeida, expôs ao deputado a situação do partido no município. Jair levou ao conhecimento de Fernando, a sua candidatura na última eleição no município, onde o partido decidiu ter a sua própria candidatura e a ação movida pelo PT contra o prefeito José Patriota. Fernando Ferro parabenizou o partido, bem com Jair Almeida e pediu para que se mantenha firme nesse projeto de candidatura. 

Sobre a provável candidatura de Eduardo Campos (PSB) à presidente do Brasil, o deputado disse que tudo o que venha a dividir não é bom. O PSB em Pernambuco sempre foi aliado do PT e os dois partidos sempre tiveram uma boa sincronização desde o ex-presidente Lula.Segundo Fernando Ferro, se a presidente Dilma Rouseff continuar desempenhado o trabalho que vem realizando na presidência e se os índices de aprovação continuarem favoráveis, Dilma será reeleita independentemente das candidaturas de oposição.

Sinal de transmissão da TV Jornal/SBT passa por melhorias em Afogados da Ingazeira

veja agora, a força dos  blogueiros como é importante para toda comunidade, afinal quem não chora não mama, agradecimentos a o blog mega sertão do conselheiro tutelar miltinho , a Luiz Carlos que esta em se destacando em serra talhada, e também a kauê rodrigues  por de forma justa cobrar do novo gestor atitudes como essas , parabéns .

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira buscou articular para melhorar o sinal de transmissão da TV Jornal, afiliada do SBT. Empresa que representamos no sertão pernambucano como correspondente. A demanda surgiu após a Assessoria de Comunicação do Poder Executivo receber reclamações de falhas nas transmissões do canal de televisão.

O Governo Municipal interlocutor a vinda de técnicos da TV para resolver o problema. Profissionais da equipe de Engenharia e Operação da TV Jornal levaram o transmissor para a cidade de Caruaru, sede da emissora, para consertar o aparelho. Segundo a equipe da televisão, com esse reparo é garantia certa de melhoria na imagem e som do sinal de transmissão do canal para os moradores.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013,Afogados sem sinal do SBT e Record

você lembra dessa materia?

Afogados sem sinal do SBT e Record

Famílias carentes de Afogados da Ingazeira que não têm parabólica estão sem assistir aos programas de entretenimento aos domingos, como Sílvio Santos (SBT) ou o Gugu (Record) há mais de 4 meses. Em algumas residências o sinal até chega, mas muito ruim. A reclamação é do conselheiro tutelar Miltinho.

“Nenhuma resposta foi dada.Mas continuamos na esperança que o novo gestor se sensibilize com o problema. os problemas com canais de televisão não é de hoje , cai no esquecimento e as justificativas não são convincentes. a demora incomoda a todos os afogadenses. mas estamos de olho e vamos cobrar!!!!” questiona.

YANE MARQUES LEVA BRONZE NA 1ª ETAPA DA COPA DO MUNDO DE PENTATLO MODERNO


 
http://www.pentatlo.org.br/images/noticias/YaneMarques_Mundial2011_Tiro(1).jpg
Yane Marques começou bem a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. Logo na primeira etapa da competição, disputada neste fim de semana na cidade de Palm Springs, situada no estado da Califórnia (EUA), a atleta faturou a medalha de bronze.
Assim como nos Jogos Olímpicos de Londres, Yane perdeu fôlego no combinado tiro/corrida e teve que brigar por um lugar no pódio. A ucraniana Victoria Tereshuk faturou a etapa com 5.400. A chinesa Xianon Zhang somou nos dois dias de competição 5.388 pontos, 20 a mais que a brasileira, e ficou com a prata.
A segunda etapa da Copa do Mundo acontece no próximo mês, na cidade maravilhosa. As provas vão acontecer no Centro Nacional da modalidade, localizado em Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 24.
 
 

SINAL DE TRANSMISSÃO DO SBT PASSA POR MELHORIAS EM AFOGADOS DA INGAZEIRA


O acesso a informação é um bem e direito universal para qualquer população. Pensando nisto, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira buscou articular para melhorar o sinal de transmissão da TV Jornal, afiliada do SBT. A demanda surgiu após a Assessoria de Comunicação do Poder Executivo receber reclamações de falhas nas transmissões do canal de televisão.

O Governo Municipal interlocutor a vinda de técnicos da TV para resolver o problema.  Profissionais da equipe de Engenharia e Operação da TV Jornal levaram o transmissor para a cidade de Caruaru, sede da emissora, para consertar o aparelho. Segundo a equipe da televisão, com esse reparo é garantia certa de melhoria na imagem e som do sinal de transmissão do canal  para os moradores.(ASCOM)

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mandados de busca e apreensão são realizados em Afogados da Ingazeira

PDF Imprimir E-mail
Escrito por Afogados Online   
Durante toda a manhã desta sexta-feira (22)  policiais militares da Ciosac cumpriram mandados de busca e apreensão em Afogados da Ingazeira.
Na casa do comerciante Fabiano Queiroz a polícia encontrou um revólver calibre 38, com seis munições intactas, uma espingarda calibre 12, com 22 munições, e um rifle calibre 44, marca Winchester. Fabiano sofreu um acidente caindo do sua casa que fica no primeiro andar sobre o Mercadão Confiança, onde teve uma pequena fratura no braço e foi socorrido pelos policiais para o HR, sendo logo em seguida transferido para o Hospital da Restauração no Recife, onde já realizou alguns exames, não foi constatado nenhuma fratura na espinha dorsal e o seu estado de saúde é considerado estável.
Já com o comerciante Sandoval Nogueira a polícia encontrou 3 espingardas calibre 12, 1 rifle 44, uma pistola 380, um colete balístico, um par de algemas, 70 munições de pistola 380, 10 munições de revólver 38, 5 carregadores de pistola 380 e 22 cartuchos de calibre 12.
Fabiano Queiroz e Sandoval Nogueira responderão por posse ilegal de armas.
 

Homem é preso em Jaboatão, PE, suspeito de estuprar menor de idade




Adolescente de 17 anos foi abusada dentro do carro do suspeito.
Além do estupro, polícia investiga antecedentes criminais do homem.

Um homem de 42 anos foi preso, nesta sexta-feira (22), suspeito de ter estuprado uma adolescente de 17 anos em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. O crime aconteceu dentro do carro do suspeito, que havia prometido à vítima uma oportunidade de emprego. O delegado titular da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) de Prazeres, Carlos Barbosa, explicou que o homem se dizia empresário para conseguir seduzir a vítima. “Ele disse que era empresário do ramo de limpeza e conservação, mas ainda vamos investigar se isso procede”, contou o delegado.
A polícia afirma que o primeiro contato do homem com a menina foi na rua, onde ela estava começando o trabalho de distribuição de panfletos em sinais de trânsito. “Ele se aproximou dela e disse que tinha uma empresa, com vários funcionários, e disse que tinha proposta. Trocou o número de telefone com a promessa que ia deixar o contrato e vítima acreditou”, disse Barbosa. O delegado contou que depois da primeira promessa, o homem não procurou mais a menina com a oportunidade de trabalho e ela foi até a empresa saber se ainda haveria a contratação. “Ele percebeu que não poderia protelar mais, então disse à vítima que tinha resolvido a situação de um documento e marcou um encontro com ela”, falou.
O encontro foi na última segunda-feira (18). No carro, o homem começou a revelar as verdadeiras intenções com a adolescente. “Quando ela entrou no carro, ele começou a mudar o discurso, dizendo que queria uma beijo e levá-la para um motel.  Ela foi recusando e ficando nervosa. Com a recusa, ele disse que a levaria para casa, mas, ao chegar próximo à residência dela, desviou o caminho e entrou em uma rua esquisita, com o carro atravessado e com a frente para um muro. Os vidros com película escuras impediam a visualização de quem estava dentro do veículo”, afirmou o delegado.
O homem utilizou da força física – segundo o delegado ele tem 1,90 metro de altura – para praticar o estupro. “Após o ato, ela saiu do carro e foi andando até a casa onde mora. Primeiramente não contou à mãe o que aconteceu, mas acabou desabafando a um amigo que disse à ela que era preciso contar a verdade, foi quando a mãe soube e veio com ela até a delegacia prestar a queixa”, pontua Carlos. Foram realizados os exames de corpo de delito na vítima e na terça (19) começaram as investigações.
“Ontem [quinta-feira] nós pedimos a prisão preventiva dele, que foi logo acatado pela Vara Criminal de Jaboatão, e hoje fizemos uma campana em frente à firma dele, quando conseguimos capturá-lo”, disse Barbosa. O delegado conta que, em depoimento, o homem nega que cometeu o estupro e que o ato sexual foi feito de forma consensual.
Histórico criminal
O delegado afirma que, com o levantamento da ficha criminal do homem, ele não acredita na versão do suspeito. “As circunstâncias não indicam isso. Além dessa situação ele tem um histórico criminal muito forte. No ano de 1999 ele foi indicado por estelionato e em 2004 foi denunciado por um comparsa dele por estar participando de um grupo de sequestro e estupro em Olinda. Eles abordavam mulheres em salão de beleza e consultórios, levavam as vítimas ao banco e depois seguiam para um motel, onde também praticavam estupros”, comentou Barbosa.
Após prestar depoimento, o homem seguiu para o Centro de Triagem (Cotel), de Abreu e Lima, no Grande Recife. Se condenado pelo crime de estupro, com o agravante de ter cometido crime com uma menor de idade, ele pode pegar de oito a 12 anos de prisão. “Diante desse histórico dele, conseguimos tirar um indivíduo de alta periculosidade de circulação, pelo modo como ele agia tudo indica que não é a primeira vítima que ele tenha feito isso, outras pessoas devem aparecer aqui para denunciar outros casos”, finalizou o delegado.

Compesa anuncia reajuste de 5,19% na conta de água dos pernambucanos


Aumento será aplicado a partir de 20 de março e será cobrado em abril.
Índice era de 7,98%, mas teve queda por conta da redução da conta de luz.

Do G1 PE
Comente agora
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou nesta sexta-feira (22) o percentual de reajuste na conta de água. A partir de abril, o pernambucano vai pagar 5,19% a mais na conta. Esse índice de reposição tarifária foi aprovado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe).
Segundo o órgão, será aplicado o reajuste para recomposição da inflação de 5,19% ao invés dos 7,98% inicialmente aprovado. O índice teve uma queda por conta do efeito da redução da energia elétrica, de 2,79%.
A Compesa vai economizar R$ 23 milhões com energia entre os meses de abril e dezembro deste ano. Ainda de acordo com a Companhia, a empresa cumpre determinação do governador Eduardo Campos de repassar para os clientes todo o valor economizado pela redução da tarifa de energia.
O aumento da tarifa de 5,19% será repassado a partir de 20 de março e será cobrado em abril. Segundo a Compesa, esse índice vai representar um acréscimo de R$ 0,29 para os clientes da tarifa social, num total de 250 mil pessoas que vão passar de uma tarifa de R$ 5,62 para R$ 5,91. Já os clientes de tarifa normal, que representa 70% dos consumidores da Compesa, o reajuste significará um aumento de R$ 1,36, passando de R$ 26,23 para R$ 27,59.
A revisão tarifária da Compesa é feita a cada quatro anos, quando é apresentado à Arpe um estudo com despesas projetadas e receitas esperadas, para reposição da inflação, baseada no IGPM e IPCA, de acordo com a lei..

'Erro de investigação', diz médica indiciada por mortes em UTI


Virgínia Souza está presa por suspeita de matar pacientes em Curitiba.
Advogado dela diz que irá alegar 'inexistência do fato criminoso'.


Elias Mattar Assad; UTI do Evangélico (Foto: Fernando Castro/G1)Elias Mattar Assad e o filho de Virgínia concederam
entrevista nesta terça (Foto: Fernando Castro/G1)
A médica Virgínia Soares Souza, indiciada por mortes ocorridas na UTI do Hospital Evangélico de Curitiba, apresentou uma carta em própria defesa, na tarde desta sexta-feira (22). O documento foi entregue à imprensa pelo advogado dela, Elias Mattar Assad, que concedeu uma entrevista coletiva sobre o caso.
Virgínia, que era chefe da UTI do hospital, está presa desde terça-feira (19), após uma operação policial que também recolheu prontuários médicos. Ela foi indiciada por homicídio qualificado, ou seja, por acelerar a morte de pacientes sem chances de defesa para liberar leitos na UTI do Evangélico. Após a prisão, o hospital divulgou nota afirmando que o caso é pontual e aconteceu em uma das quatro UTIs do hospital, na qual toda a equipe foi substituída. No total, 47 pessoas, entre 13 médicos e 34 enfermeiros.
A carta coloca em xeque a investigação, questionando a inexistência de provas válidas. “O livre exercício da medicina está em risco no Brasil”, diz trecho do documento. Ela diz que se o modelo de investigação da polícia paranaense obtiver êxito, qualquer morte em UTI poderá ser considerada imperícia ou mesmo homicídio qualificado. “A ciência médica não pode ser relativizada ou mesmo inviabilizada no seu livre e ético exercício, pelos altos riscos a que doravante estarão expostos os seus profissionais”, diz outra parte da carta. O texto ainda classifica a investigação como “o maior erro investigativo e midiático da nossa história”.

Pista da Imigrantes sentido São Paulo segue interditada


Carros que se envolveram em acidente já foram retirados da pista.
Padre Manoel da Nóbrega também está interditada, mas no sentido litoral.

Veículos ficaram parcialmente soterrados na Imigrantes (Foto: Luiz Linna/ TV Tribuna)Veículos ficaram parcialmente soterrados na Imigrantes (Foto: Luiz Linna/ TV Tribuna)

A pista norte da Rodovia dos Imigrantes segue totalmente interditada na manhã deste sábado(23) por conta de queda de barreira no km 52, sentido Capital, informou a Ecovias, concessionária que administra a estrada, uma das principais vias de ligação com a Baixada Santista.  A rodovia Padre Manoel da Nóbrega também está interditada, sentido litoral, devido à queda de barreira.

Ainda de acordo com a Ecovias, todos os veículos que se envolveram na ocorrência da Imigrantes foram retirados do local e, agora, as equipes da trabalham na desobstrução e limpeza da via.

Na Padre Manoel da Nóbrega, uma queda de barreira no km 271 no sentido Praia Grande bloqueou totalmente a via. Os veículos que descem pela Anchieta são obrigados continuar na rodovia até a Baixada Santista. Para quem desce pela Imigrantes, o acesso à Padre Manoel da Nóbrega pode ser feito normalmente no km 276 da rodovia. Não há informações de vítima.

Por volta das 7h10, a Imigrantes, no sentido Litoral, é a melhor opção para o motorista que se dirige à Baixada Santista. A Via Anchieta está congestionada no sentido Litoral do km 31 ao km 47. Já na direção da Capital, o tráfego flui normalmente. A Interligação Planalto está congestionada do km 1 ao km 8 na direção da Imigrantes para a Anchieta.

Na Cônego Domênico Rangoni, o tráfego é lento no sentido São Paulo, do km 249 ao km 262, e no sentido Guarujá do km 266 ao 262. Na chegada ao Guarujá, há lentidão na SP 248 do km 2 ao km 5.

Morte
De acordo com a PRF, o deslizamento de terra de sexta matou uma mulher de aproximadamente 30 anos. O corpo foi encontrado por volta das 22h30. A PRF não sabe se a vítima era motorista ou passageiro de algum veículo. A polícia não descarta a hipótese de a mulher ter saído do veículo assustada com o deslizamento. O corpo está no Instituto Médico Legal (IML) de Santos.

A Ecovias informou que 23 veículos de passeio e uma carreta foram atingidos pelo material que deslizou da encosta.

Eduardo irrita Dilma; duro recado de Lula ao governador

23
02/13

 A presidenta Dilma está chateada com os movimentos do governador Eduardo Campos (PSB-PE) para viabilizar a própria candidatura a
presidente, em 2014. Ela acha “legítima” a pretensão, mas avalia que sua reeleição é a melhor opção para Eduardo, que poderia tentar obter o apoio do PT, em 2018. No ato do PT, Lula desafiou a oposição a “se juntar com quem quiser”, mas Dilma vencerá em 2014. O recado seria para Eduardo Campos.

As informações são de Cláudio Humberto na sua coluna deste sábado. O colunista dá mais detalhes sobre o que se passa no âmbito governista em torno da candidatura do governador pernambucano:
''Curiosamente, Dilma acha que a candidatura de Eduardo seria uma manobra para forçar a volta de Lula em 2014. Para os “dilmistas”, Eduardo Campos estaria a serviço dos “lulistas”, aliados dele no PT, para forçar a candidatura de Lula em 2014. Para a presidenta, “o pior dos mundos” para Eduardo Campos seria a volta de Lula, que tentaria reeleição, adiando os planos dele para 2022. Eduardo Campos afirmou que somente abriria mão da candidatura à presidência caso Lula pretendesse retomar o cargo, em 2014.''

COM QUADRO ESTÁVEL, DOMINGUINHOS SEGUE INTERNADO NA UTI DO HOSPITAL


Segue estável o quadro de saúde do cantor e compositor José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, de 72 anos, internado em dezembro do ano passado em um hospital particular do Recife, e transferido no dia 13 de janeiro para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde permanece até o momento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O artista luta contra um câncer no pulmão há seis anos e foi internado após apresentar infecção respiratória e arritmia cardíaca. A assessoria de imprensa da unidade informou, nesta sexta-feira (22), que o quadro de Dominguinhos segue estável, apesar de delicado. Segundos os médicos que acompanham o caso, ele continua respirando com a ajuda de aparelhos.

O último boletim médico, divulgado pelo hospital, afirmou que “o paciente responde de forma satisfatória ao tratamento médico e apresenta melhora no padrão hemodinâmico e respiratório.” Apesar do estado complicado, não passível do recebimento de visitas, o músico está sendo acompanhado, durante o período de internação, pelos filhos Mauro e Liv Moraes, e sua ex-mulher Guadalupe mendonça

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Conselho Tutelar de Traipu paralisa atividades por atraso nos salários

Conselheiros afirmam que estão há dois meses sem receber.
Prefeitura alega que pagamento não foi solicitado.


Os cinco conselheiros tutelares de Traipu, município do Agreste alagoano, distante 188 km da capital, paralisaram as atividades no início da tarde desta terça-feira (19), em protesto contra o atraso no pagamento do salário pela prefeitura.
Conselheiros cruzam braços e colam cartazes na sede do órgão. (Foto: Arquivo Pessoal/Jônatas Santos)Conselheiros cruzam braços e colam cartazes na sede do órgão. (Foto: Arquivo Pessoal/Jônatas Santos)
De acordo com o conselheiro tutelar, Jônatas Pedro Silva dos Santos, os salários dos meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano estão em aberto. "Já são dois meses trabalhados que não recebemos. Minhas contas estão em atraso, estou quase sendo despejado devido ao atraso no pagamento do meu aluguel. Meus colegas estão na mesma situação", contou.
Além do atraso nos salários, o conselheiro denuncia que ainda têm que arcar com as despesas de deslocamento e alimentação durante as ocorrências, já que a prefeitura não repassa nenhuma ajuda de custos. "Nós tiramos do nosso próprio bolso recursos para tinta de impressora, dívidas de reparos no carro do Conselho, entre outras despesas", completou Santos.
De acordo com a denúncia, após contato com a prefeitura, a atual gestora, Conceição Tavares (DEM), afirmou que não pode arcar com as dívidas da antiga gestão e que a falta de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo Governo Federal no mês de janeiro também vem dificultando o pagamento.
Conselheiros tutelares cobram dois meses de salário em atraso. (Foto: Cortesia/Jônatas Santos)Conselheiros tutelares cobram dois meses de salário
em atraso. (Foto: Cortesia/Jônatas Santos)
"A prefeita disse que, entrando dinheiro na conta do Município, nós seríamos a prioridade, mas soubemos que alguns servidores ja receberam e nós ainda não temos previsão de quando sai nosso dinheiro, então vamos cruzar os braços por tempo indeterminado até que a situação seja regularizada", afirmou.
"Informamos essa situação ao Ministério Público Estadual (MPE), ao juiz da região e ao Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares para tomarem uma providência".
Pagamentos não foram solicitados
À reportagem do G1, a prefeita de Traipu afirmou que o pagamento do mês de janeiro ainda não foi solicitado ao Executivo Municipal.
"Se não houver o pedido protocolado eu não tenho como pagar. O Conselho Tutelar é um órgão que tem 'vida própria'. Eles têm despesas flutuantes que, junto com o salários fixos, são informados à prefeitura em orçamentos mensais para que seja realizado o pagamento e isso ainda não foi feito", contou.
Sobre o mês de dezembro, Conceição ratificou a informação de que o pagamento seria de responsabilidade da gestão anterior e que ela só arcará com a dívida caso seja determinado pela Justiça. "A antiga gestora deveria ter deixado um empenho para pagar as despesas de sua gestão, mas ela deixou um saldo de cerca de R$ 2.200 e não dá para pagá-los", disse.
"Os servidores que pagamos em janeiro foram os da área de Saúde e Educação, porque as verbas são garantidas com dinheiro de programas federais e não dá pra deixar de repassar. Os demais servidores estamos pagando a medida que o dinheiro está entrando, mas o presidente dos conselheiros tutelares precisa solicitar o pagamento deles", completou.

TRE CONFIRMA DECISÃO E CONDENA TOTONHO VALADARES, EVÂNGELA VIEIRA E DANIEL VALADARES, AO PAGAMENTO DE MULTA


Em sessão realizada nesta tarde (20) o pleno do TRE negou provimento por unanimidade ao recurso interposto pelo ex-prefeito Totonho Valadares, a ex-Secretária de Ação Social, Evângela Vieira, e ao seu filho e atual Secretário de Controle Interno, Daniel Valadares, por distribuirem cestas básicas através de senhas que continham símbolos da Prefeitura municipal e da Secretária de Assistência Social, com a ajuda de servidores municipais, utilizando-se da máquina pública em favor próprio, "fazendo uso promocional deste ato" quando proibido pela legislação eleitoral. Ao negarem o recurso o referido Tribunal confirmou a sentença da Dra. Maria da Conceição Godoi Bertholini, Juíza Eleitoral, que condenou-os ao pagamento, individual, de multa no valor de R$ 5.320,50 (cinco mil trezentos e vinte reais e cinquenta centavos), de acordo com o artigo 50, §4°, da Res. TSE 23.370/2011. Da decisão ainda cabe recurso. Confira abaixo:
 
Recurso Eleitoral Nº 60-69
Situação: Julgado
Relator(a): Desembargador Eleitoral Frederico José Matos de Carvalho
ACORDAM os Membros do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, por unanimidade, em CONHECER e NEGAR PROVIMENTO AO RECURSO.
Recorrente(s)
Antônio Valadares de Souza FilhoEvangêla Vieira Galdino Vilela DantasAntônio Daniel Mangabeira Valadares de Souza
Recorrido(s)
Ministério Público Eleitoral
Assunto
RECLAMAÇÃO - CONDUTA VEDADA A AGENTE PÚBLICO - DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS - PROCEDENTE - APLICAÇÃO DE MULTA

Mulher desaparecida é encontrada morta dentro de uma fossa no Bairro Mandacarú em Petrolina


A mãe tinha contado a polícia que testemunhas informaram que o companheiro tinha agredido a dona de casa antes de irem embora do local. O delegado conta que após investigações, foi apurado que desde o dia do desaparecimento de Clesia Maria que a casa do casal estava sem movimento. A própria mãe da vítima teria ido várias vezes na residência, mas não encontrava ninguém A polícia conseguiu autorização da justiça para entrar na moradia e constatou a existência da fossa na casa, encontrando o corpo de Clesia jã em estagio de decomposição. O delegado tem como principal suspeito Marcone, o marido da vítima, mas seguirá outras linhas de investigação, até do suspeito ter praticado o homicídio com a ajuda de outras pessoas.