segunda-feira, 4 de março de 2013

PREFEITOS

carmem-lucia-divulgação-stf Por determinação do TSE, que é presidido pela ministra Carmem Lúcia, nove municípios brasileiros de quatro Estados (Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Bahia) realizaram eleições suplementares neste domingo para a escolha de novos prefeitos.
É que as eleições realizadas em outubro passado foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque os prefeitos eleitos tiveram o registro de candidatura indeferido.
Como eles obtiveram mais de 50% dos votos válidos, a lei determina a realização de um novo pleito.
As cidades que realizaram nova eleição foram Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará (SC); Eugênio de Castro e Novo Hamburgo (RS); Sidrolândia e Bonito (MS) e Camamu (BA).
Segundo os TREs, desses Estados, a “compra de votos” foi o terceiro motivo que mais pesou na a cassação dos mandatos dos prefeitos eleitos. Mas contribuíram também abuso de poder político e parentesco com o prefeito anterior.
Pernambuco tem dois municípios aguardando marcação de data para fazer uma nova eleição: Primavera (Mata Sul) e Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário